Quem tem cachorros como animais de estimação, certamente já deve ter visto alguma vez o seu patudo a dormir e a mexer as suas pernas rapidamente como se estivesse a correr. Apesar de ser extremamente engraçado, não deixa de ser curioso saber com o que ele poderá estar a sonhar, certo? Pois segundo uma cientista especialista em sonhos humanos, na realidade estes sonham com os seus donos!

Crédito: Unsplash

Dra. Deirdre Barrett é uma professora e Psicóloga Clínica e Evolutiva da Harvard Medical School que desde tenra idade sente um grande fascínio pelos sonhos humanos. Por isso, decidiu dedicar a sua carreira ao estudo destes, tendo aprendido um pouco também sobre os sonhos dos animais.

Quando questionada pela revista People sobre o que os animais – mais propriamente os cachorros – poderão sonhar, Barrett respondeu que muito possivelmente estes deverão sonhar com os seus próprios donos.

“Os humanos sonham com as mesmas coisas em que se interessam durante o dia, embora mais visualmente e menos logicamente. Não há razão para pensar que os animais são diferentes. Como os cães geralmente são extremamente apegados aos seus donos humanos, é provável que o seu cão esteja a sonhar com o seu rosto, o seu cheiro e em lhe agradar ou aborrecer.”, disse Barrett.

Apesar de não se poder confirmar exactamente com o que os animais sonham ou até mesmo se estes sonham, sendo que toda a informação sobre este assunto é meramente especulativa, a verdade é que já foi confirmado que a maioria dos mamíferos têm um ciclo de sono semelhante ao dos humanos, entrando num estágio de sono profundo, no qual o cérebro é muito menos ativo, e depois em períodos de atividade chamado sono Rapid Eye Movement (REM) (movimento rápidos dos olhos), que, no caso dos humanos, é quando os sonhos ocorrem. Por isso, é bem provável que nos restantes mamíferos aconteça da mesma forma.

Contudo, no que diz respeito aos gatos, um dos primeiros pesquisadores do sono, Michel Jouvet, conseguiu estudar a pequena área no cérebro dos gatos que inibe os movimentos durante o sono REM, descobrindo que estes provavelmente sonham que caçam ratos.

Crédito: Unsplash

No estudo em questão, os gatos jaziam silenciosamente através dos outros estágios do sono, mas quando o REM começava, eles pulavam, espreitavam, atacavam, arqueavam as costas e assobiavam – comportamento típico de quando andam à caça!

Então e quando os cachorros mexem as pernas como se estivessem a correr? Estarão a sonhar que estão na realidade a correr?

Segundo Barrett, é bem provável que sim.

“A caminhada comum durante o sono não ocorre durante o sono sonhador, mas sim devido a um “distúrbio comportamental REM” muito mais vigoroso – uma versão espontânea do que os experimentos de Jouvet fizeram, é acompanhada por sonhos, então quanto mais pronunciados e rápidos os movimentos, maior é a probabilidade de estarem a representar um sonho.”

Ainda assim, existe sempre forma de tentarmos melhorar os sonhos dos nossos “filhotes de quatro patas”, fazendo com que estes passem o dia felizes com boas experiências e permitindo que durmam num ambiente confortável e seguro.

Imagem de destaque de Lisa Fotios no Pexels

VEJA TAMBÉM




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!