Brasil de luto: Morre, aos 83 anos, a atriz Aracy Balabanian

Nesta segunda-feira, dia 7, morreu aos 83 anos Aracy Balabanian. A atriz brasileira lutava contra um câncer de pulmão desde o final do ano passado e estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

A triste notícia foi confirmada por familiares e amigos.

Carreira de atriz

A artista, natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, se formou na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP), e se destacou pela atuação nos palcos em espetáculos do grupo Teatro Brasileiro de Comédia, o TBC.

Aracy estreou na televisão em 1965 ao protagonizar “Antígona”, de Sófocles, numa versão teleteatral pioneira da TV Tupi. De lá pra cá, ela sempre se dividiu entre os palcos e os estúdios de televisão.

Alguns dos trabalhos marcantes de Aracy Balabanian estão: “Corrida de ouro” (1974), “Bravo!” (1975), “O Casarão” (1976), “Coração alado” (1980), “Locomotivas” (1986), “Rainha da sucata” (1990) — que lhe rendeu sua personagem mais famosa, a mãe super protetora Dona Armênia — e “A próxima vítima” (1995), além do programa infantil “Vila Sésamo” (1972), todos exibidos pela TV Globo.

Além dessas, a atriz chamou atenção ao interpretar a divertida socialite Cassandra, em “Sai de baixo”, seriado de humor criado por Luis Gustavo e Daniel Filho, e que ficou no ar, na TV Globo, entre 1996 e 2002.

Miguel Falabella, que contracenou com Aracy Balabanian na famosa série teatral comentou nas rede sociais sobre a morte da colega de profissão.

“E, então, tu te foste, assim, neste dia ensolarado, como são ensolaradas as lembranças que invadem a minha cabeça, num jorro incessante, ainda que o meu coração esteja nublado. Minha amada Aracy, minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas. Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo o nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que tu tão delicadamente me ofereceste. Consola-me saber que estaremos para sempre juntos em alguma reprise de uma futura sessão nostálgica. Amo-te para sempre. Até um dia!”, escreveu o ator no Instagram.

Imagem de Capa: Reprodução TV Globo





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!