Ana Paula Rios, de 31 anos, e Marihá Lopes, de 30 são duas mulheres de Engenho Novo, Zona Norte do município do Rio de Janeiro, que mudaram a vida de muitos moradores de rua ao criarem, em 2018, o “Banho da Alegria“, um projecto social que oferece banhos gratuitos a pessoas sem-abrigo no Rio de Janeiro.

Crédito: Facebook / Banho da Alegria – RJ

Com direito a sabonete, xampu, condicionador e toalha conseguidos através de doações,  as pessoas que vivem nas ruas da cidade podem tomar banho e realizar a sua higiene íntima numa espécie de trailer adaptado com dois chuveiros de água quente ou fria, que foi construído em apenas uma semana pelo pai de Ana Paula, Paulo da Costa Rios, de 52 anos.

Segundo Ana e Marihá, todo o dinheiro necessário para iniciar este projecto foi angariado através de uma vaquinha online, rifas, bazares e doações.

Crédito: Facebook / Banho da Alegria – RJ

Graças ao enorme sucesso desta acção social perante os mais necessitados, o “Banho da Alegria” cresceu e desenvolveu parcerias com outros projetos, como, por exemplo, os grupos Contagiados pelo Bem, MPS, projeto Vai Entrega, Instituto LAR e Vidas Invisíveis, oferecendo actualmente outros serviços e atividades lúdicas aos que mais precisam.

Crédito: Facebook / Banho da Alegria – RJ

“Além do banho, as pessoas têm acesso a cortes de cabelo, doação de roupas e produtos de higiene, alimentação e recreação infantil. Essas parcerias aumentam o alcance das nossas ações”, explicou Ana Paula numa entrevista ao Extra.

Crédito: Facebook / Banho da Alegria – RJ

Segundo as duas mulheres, esta ideia inicial surgiu após terem feito diversos trabalhos sociais com amigos, principalmente na área da Saúde, tendo-se inspirado num projecto parecido que existe na cidade de São Paulo. Além disso, mesmo antes da primeira ação, dirigiram-se à Ilha do Governador para conhecer o banheiro móvel idealizado pela ONG Organização de Reintegração e Estímulo à Socialização (Ores), que estaciona duas vezes por semana no Largo da Carioca para atender os sem-abrigo.

VEJA TAMBÉM




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!