Às vésperas de ter sua pena definida pelo STF, Jair Bolsonaro agora enfrenta ‘depressão’, afirmam aliados

À medida que o Supremo Tribunal Federal (STF) no Brasil avança na definição da pena aplicada ao ex-presidente Jair Bolsonaro, relatos de internautas e matérias de imprensa apontam para um quadro de fragilidade emocional do líder político.

A coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, informou que aliados próximos têm percebido um grande aumento na fragilidade emocional de Bolsonaro, com relatos de choro e maior recolhimento nas últimas semanas, sugerindo que o ex-presidente esteja enfrentando um quadro de depressão.

A coluna também relaciona esse quadro à proximidade da conclusão do processo e à incerteza sobre o regime prisional que poderá ser determinado.

Agências internacionais e veículos de grande circulação noticiaram que a Primeira Turma do STF já formou maioria para condenar o ex-presidente por crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado e que a pena aplicada alcançou dezenas de anos — e que a definição final da dosimetria ainda estava por ocorrer em sessões e nos prazos processuais da Corte.

Diante deste contexto jurídico, isso explica por que aliados e observadores interpretam o momento como de elevada tensão.

Contexto jurídico e calendário

O caso passou por votações na Primeira Turma do STF que resultaram em condenações por diversos crimes, e a Corte ainda precisou definir formalmente as penas e o regime inicial de cumprimento — etapas que motivam os recursos e embargos previstos no processo.

A conclusão desses atos processuais e a eventual fixação de pena em regime fechado, domiciliar ou aberto dependem da dosimetria e das decisões colegiadas do STF.

Apesar da situação atual, fontes entrevistadas afirmam que observadores de instituições e analistas ressaltam que relatos pessoais devem ser tratados com cautela para não confundir opinião com fato. Desta forma, as decisões judiciais seguirão os trâmites previstos, independentemente de considerações extrajudiciais.

Imagem de Capa: Reprodução Instagram





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!