O influencer australiano Jackson Jansen ficou chocado quando descobriu que a popular “noz” é muito mais complexa do que uma simples semente envolvida por uma casca rígida.
Depois de se deparar de como são na realidade, Jansen compartilhou um vídeo detalhando sua surpresa, junto com imagens do comum petisco crescendo na parte externa de vários cajus.
“Que coisa é essa? Você está me dizendo que isso cresce em uma árvore, produz uma noz e dá castanha de caju?”, disse Jansen. “Isso não é real… sinto como se tivessem mentido durante toda a minha vida.”
Seu vídeo TikTok explodiu rapidamente, com muitos espectadores declarando que estavam “surtando” com a informação. “Não sei de onde pensei que vinham os cajus, mas não é isso”, declarou um de seus seguidores na publicação. “Não acredito que cheguei aos 23 sem saber”, confessou outro internauta. “Recuso-me a acreditar nisso. Para mim, os cajus crescem no supermercado.”, brincou outro.
Algumas pessoas também ficaram horrorizadas com o fato de ainda não conhecerem esta verdade devastadora sobre os cajus, partilhando a sua consternação insustentável. “Acho tão bizarro que as pessoas não saibam de tudo isso”, zombou um deles. “Na verdade, estou chocado que as pessoas não saibam”, concordou outro.
“Agora você sabe por que eles são tão caros”, disse uma pessoa. “Veja como eles os descascam e você verá por que são tão caros”, acrescentou outro.
Mas ainda existe um grande debate nas redes sociais sobre se o caju é uma fruta ou uma semente. “Então, é uma fruta?” um questionou. “Por que é chamada de noz quando é semente? Estou tão confuso.”, comentou outro.
@thejacksonjansen Replying to @Luke Mason ♬ original sound – jackson
Afinal, de onde vem os cajus?
O caju, onde muitas vezes é identificado como o fruto do cajueiro (Anacardium occidentale) é na verdade um pseudofruto. O que entendemos como “caju” se constitui de duas partes: o fruto propriamente dito, que é a castanha; e seu pedúnculo floral, o pseudofruto, um corpo piriforme, que pode ser amarelo, rosado ou vermelho.
As castanhas de caju são envoltas em uma casca que contém um óleo tóxico que é prejudicial aos seres humanos. Por isso, são assados em fogo alto, seja cozido no vapor ou em óleo fervente para remover os restos de urushiol antes que possam ser descascados, completamente secos, relata Healthline .
Esses são os cajus “crus” que muitos de nós compramos em supermercados, rotulados como tal porque não contêm aromatizantes adicionados.
Dessa vez esclareceu ou ficou ainda mais confuso?
Imagem de Capa: Reprodução/Canva