Há uns tempos atrás fizemos um artigo sobre uma artista norte-americana chamada Kay Black que criou uma linha de bonecas de porcelana com vitiligo para ajudar as crianças que sofrem desta condição a aceitarem-se e a amarem-se tal como são.

Felizmente, ela não é a única a preocupar-se com o bem-estar e auto-estima de crianças que nascem diferentes.

Amy Jandrisevits é uma mulher que cria bonecas únicas iguais aos seus pequenos donos para que estes aprendam desde cedo a gostarem de si mesmos, mesmo que tenham alguma diferença nos seus membros, uma marca de nascença ou qualquer outra condição que os tornem diferentes.

Tendo trabalhado como assistente social de oncologia pediátrica antes de ficar em casa a tomar conta dos seus filhos a tempo inteiro, Amy sabe bem o quão importante é para as crianças terem um boneco para abraçar, principalmente se este for parecido consigo.

“O câncer infantil puxa as cordas do coração, e com razão. Na altura do Natal todos os anos, recebíamos muitas doações, inclusive bonecas. Lembro-me de pensar como era estranho dar a uma criança sem cabelo uma boneca com cabelo. A perda de cabelo é um lembrete físico para as crianças e para todos que as veem que estão em tratamento, e nós demos a elas essas bonecas com belas madeixas. Parecia errado.”, disse Amy ao GoFundMe após ter sido selecionada com uma das “heróis” do mês de Dezembro 2018 da plataforma.

Desta forma, e sendo uma apaixonada por bonecas desde sempre, Amy decidiu tornar o seu hobby num negócio e deu inicio então à “A Doll Like Me“, criando bonecas iguais às crianças que ficam com elas. Desde a sua etnia, membros diferentes, marcas de nascença, até aos seus interesses – desporto, super-heróis, dança, etc -, a artista tenta incluir tudo o que sabe sobre a criança na sua boneca, fazendo com que esta fique o mais parecido possível.

Assim que criou a página do Facebook para o seu negócio, em apenas dois meses teve 200 encomendas de bonecas com diferenças nos membros.

“É tão difícil dizer a uma criança: “Você é linda do jeito que é, mas nunca verá uma boneca que se pareça com você”. Eu queria mudar isso. Então foi assim que começou, e a popularidade e o número de pedidos que recebi foram totalmente inesperados.”.

Com um custo que pode variar entre os US $85 a $100 (cerca de R$ 316 a R$ 371) por boneca, infelizmente nem todas as famílias têm possibilidade de comprar uma para as suas crianças. Assim sendo, por sugestão do seu cunhado, decidiu criar uma angariação de fundos online no GoFundMe para que as pessoas possam patrocinar bonecas para as famílias carenciadas de crianças com diferenças físicas, estando também a pensar em transformar o seu negócio numa organização sem fins lucrativos, para que todas as crianças “diferentes” possam ter uma boneca igual a si sem terem de pagar por ela.

“Não quero que nenhum pai ou responsável tenha que pagar por algo tão importante.”, concluiu.

Parabéns Amy por uma iniciativa tão boa 👏

VEJA TAMBÉM




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!