Mesmo com mudanças entre continentes durante sua vida, a indiana Varatha Shanmuganathan nunca parou de estudar. Atualmente, aos 87 anos, ela tem bacharelado em Educação e dois mestrados.

O amor de Varatha por ensinar e aprender deu a ela a oportunidade de viver e lecionar em quatro continentes diferentes ao longo de sua trajetória.

Nunca é tarde para aprender e, portanto, ninguém deve fechar as portas para as oportunidades.

Ainda na Índia, ela conquistou bacharelado em Educação. Mais tarde, ela concluiu seu primeiro mestrado quando tinha 50 e poucos anos no Birkbeck College da Universidade de Londres, no Reino Unido.

Em 2004, ela mudou-se para o Canadá. E foi em 2019 que Varatha soube que a Universidade de York oferecia um incentivo de isenção de matrícula para idosos e foi encorajada por sua filha a se inscrever no programa de mestrado.

Varatha aproveitou a oportunidade para continuar realizando seus sonhos, demonstrando que idade nunca é impedimento.

E a senhora de 87 anos conquistou seu segundo mestrado, pelo qual foi homenageada por ser a pessoa mais velha a se formar com o título de mestre naquela universidade e, ao mesmo tempo, a primeira.

Uma conquista que foi reconhecida no Parlamento Provincial do Legislativo de Ontário, onde os membros se levantaram para aplaudir. Um deles, chamado Vijay Thanigasalam, dedicou um post a à idosa no Instagram.

“Tive o privilégio de homenagear a Sra. Varatha Shanmuganathan no Legislativo de Ontário como a pessoa mais velha a se formar com mestrado pela York University e uma das mulheres mais velhas a obter uma pós-graduação em todo o Canadá”, disse ele.

“Embora continue a ser uma presença frutífera na vida de muitos, aos 87 anos, ela nunca abriu mão do poder da educação. Ela é uma inspiração para a geração mais jovem que está iniciando sua jornada ou para os idosos que procuram a próxima aventura. Ela ensina a todos que aprender é um compromisso para toda a vida. Mal posso esperar para ver aonde a próxima aventura de Varatha a levará e desejo a ela tudo de bom em tudo o que ela fizer.”, concluiu.

Imagem de Capa: Reprodução





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!