Com tantos avanços na área médica e farmacêutica, os homens ainda carecem de métodos anticoncepcionais confiáveis e reversíveis comparáveis aos métodos femininos de contracepção.

Entretanto, um tipo de anticoncepcional masculino, que será a primeira vacina anticoncepcional para homens, poderá estar em breve disponível para vendas.

Desenvolvida por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia, os resultados dos testes finais com o inédito contraceptivo mostrou que a opção é melhor que fazer uma vasectomia, uma vez que é muito menos dolorosa e invasiva, pode ter a duração de 13 anos e também é reversível.

O anticoncepcional masculino desenvolvido, chamado Risug (Inibição Reversível do Esperma Sob Controle, na sigla em inglês) é um gel que danifica as caudas dos espermatozoides, impedindo-os de fecundar um óvulo.

O procedimento é feito com uma injeção diretamente nos canais deferentes – que transportam os espermatozoides depois de seu amadurecimento para que se juntem aos líquidos seminais e formem o sêmen.

A aplicação é rápida e conta com uma anestesia local no saco escrotal, e por não conter hormônios, só ocorrem efeitos colaterais de inchaço e dores no local nos dias após o procedimento.

O anticoncepcional para homens foi testado em 300 voluntários e mostrou ter 97% de eficácia. Além disso, segundo os pesquisadores, o método inovador pode ser facilmente revertido.

De acordo com publicação no jornal Hindustan Times, o Risug já completou vários testes clínicos em humanos e aguarda a aprovação das autoridades de saúde indianas.

Com esse método contraceptivo, os homens podem compartilhar de forma mais igualitária os encargos, bem como a responsabilidade do planejamento familiar.

Imagem de Capa: Canva

VEJA TAMBÉM






Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!