O aumento da poluição é um assunto cada vez mais falado na nossa sociedade, e ainda bem! Contudo, ainda assim, muitos são os países que continuam a não tomar medidas para reduzir a quantidade de poluição emitida para a nossa atmosfera.

A capital da Holanda decidiu dar o exemplo e proibir a circulação de carros e motos movidos a gasolina e diesel na cidade a partir de 2030.

“A poluição costuma ser um assassino silencioso e é um dos maiores riscos à saúde em Amsterdã”, disse a conselheira de trânsito da cidade, Sharon Dijksma ao G1.

Conhecido por ser um dos principais centros financeiros da Europa, a Holanda é um país em constante evolução, tendo já adoptado o uso generalizado de bicicletas como meio de transporte. Ainda assim, os níveis de poluição do país estão acima do permitido pelas normas europeias em muitas áreas do país, muito devido ao imenso tráfego em Amsterdã e na cidade portuária de Roterdã.

Correndo o risco de aumentar o número de pessoas com doenças respiratórias e diminuir expectativa de vida em mais de um ano devido aos níveis atuais de dióxido de nitrogénio e de material particulado, o governo local decidiu substituir todos os motores a gasolina e diesel por alternativas livres de emissões, como por exemplo, carros elétricos e a hidrogénio, até ao final da próxima década.

Esta medida irá ser aplicada de forma gradual, começando já no próximo ano por proibir carros a diesel produzidos antes de 2005.Além disso, o governo da cidade irá também oferecer subsídios e permissões de estacionamento para estimular os cidadãos a trocarem os seus carros por veículos mais ecológicos.

Tal como Amesterdã, outras cidades como Madrid e Roma também já anunciaram que irão proibir a circulação de veículos a diesel e gasolina, tentando assim reduzir a emissão de poluição para o ar.

Esperemos que inspirem muitas outras cidades a seguir o exemplo!

Fonte: G1

VEJA TAMBÉM




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!