Alerta urgente para donos de pets: cãozinho quase morre depois de comer guloseima de Páscoa

Hattie, uma cachorrinha da raça Bernese Mountain – ou Boiadeiro de Berna, foi levada às pressas ao veterinário depois de roubar um pão doce de seu dono.

A cadelinha agarrou sorrateiramente um ‘hot cross bun’ – que é um pão com especiarias geralmente feito com frutas secas, marcado com uma cruz no topo, tradicionalmente comido na Sexta-feira Santa – depois que seu dono, Paul Beckwith, virou as costas por um momento.

Ao perceber que sua cachorra tinha o doce na boca, Paul correu para arrancá-lo, mas a filhote de cinco meses o comeu em apenas duas mordidas.

A guloseima tradicional da Páscoa pode ser fatal para os cães, pois muitas vezes contém passas e groselhas que podem ser tóxicas para eles.

“Eu sabia o quão perigoso poderia ser, pois um dos cachorros da minha sobrinha comeu algumas passas alguns anos atrás e não sabia se ele sobreviveria.”, contou Paul ao The Sun.

“Isso foi em parte porque não foi detectado rapidamente, então eu estava pensando o pior e sabia que tinha que agir rápido.”, disse.

Hattie foi levada às pressas para o veterinário quando foi informado de o tratamento deveria ser o mais rápido possível. Lá, ela recebeu uma injeção para fazê-la vomitar e minimizar o risco.

Dave Leicester, chefe de telessaúde da Vets Now, disse: “Todas as uvas, passas e groselhas podem ser venenosas para os cães. E potencialmente venenosas para gatos, e as versões secas das frutas são mais frequentemente associadas a sintomas graves.”

Pesquisas recentes sugeriram que pode ser o ácido tartárico presente nestes alimentos que causa o efeito tóxico.

Felizmente, Paul conseguiu trazer Hattie para casa na mesma noite. Enquanto isso, os amantes dos animais foram avisados para manter todas as delícias de Páscoa fora do alcance de seus bichinhos gulosos, pois podem causar sérios danos e até morte. Além de passas e uvas, chocolate também podem envenenar animais.

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!