A psicologia explica por que casais permanecem em um casamento infeliz

Se você já conheceu alguém em um casamento infeliz, deve ter se perguntado por que eles continuam juntos. Ou talvez você mesmo seja infeliz com a vida de casado e rapidamente responda os motivos de ainda estar ali.

Normalmente, os casais querem honrar seus votos de casamento e se sentem que não devem se divorciar ao “primeiro problema”, que podem ser muitos, de muitos anos. No entanto, às vezes, sair de um relacionamento sólido pode parecer pior do que a angústia de ficar com o parceiro.

Ninguém quer ter um casamento infeliz, mas, infelizmente, a vida nem sempre é fácil.

Mas a psicologia explica 6 razões comuns pelas quais as pessoas permanecem em um casamento infeliz:

1. Perda de Tempo

Muitos casais decidem permanecer em um casamento infeliz se investiram muitos anos no relacionamento. Se eles estão juntos há uma década ou mais, provavelmente se sentem muito “à vontade” no relacionamento. Talvez o casal prefira continuar casado infeliz do que olhar para o relacionamento como uma perda de tempo.

2. Ainda existe sentimentos pelo parceiro

Mesmo que se sinta preso em um casamento infeliz, pode ser que ainda tenha sentimentos por seu cônjuge. Esses sentimentos profundos não desaparecem, não importa o quanto o casal tenha se afastado. As pessoas também podem permanecer em relacionamentos tóxicos porque não querem machucar seus parceiros.

Eles podem perceber que o relacionamento não funciona mais, mas não conseguem sair.

Eles não podem viver com eles, mas não podem viver sem eles. O ditado observa como o amor é cego e talvez esse sentimento universal mantenha muitas pessoas em casamentos infelizes.

3. Preocupações financeiras

A vida custa um bom dinheiro no mundo de hoje, e muitas pessoas decidem não se divorciar por “não ter escolha” a não ser permanecer em um casamento infeliz. Além disso, seu parceiro pode ter deixado o trabalho para criar os filhos ou cuidar da casa. Nesse caso, eles não teriam recursos para recomeçar de forma independente.

Alguns estudos mostram que as pessoas podem permanecer em um casamento infeliz se o parceiro depende deles para estabilidade financeira, e assim, suas chances de pedir o divórcio diminuem. Embora não se sintam mais contentes com o parceiro, não conseguem abandoná-lo e vê-lo lutando para sobreviver.

4. Ter filhos juntos

Nesse caso, terminar um casamento afeta toda a família e pode ter impactos ao longo da vida na saúde emocional de uma criança. Algumas pessoas ficam juntas pelas crianças, porém, algumas pesquisas mostram que os filhos se saem melhor se seus pais deixarem um casamento infeliz.

5. Medo da reação de amigos ou familiares

Um casamento acabado pode criar tensão até mesmo nas famílias mais unidas, especialmente se sua religião ou cultura desprezar o divórcio. Às vezes, as pessoas permanecem em casamentos infelizes para evitar a reação de sua família ou colegas.

Eles podem não querer lidar com a humilhação ou o drama de se divorciar. O casal também pode ter amigos em comum e não querer perdê-los ao se separar. Na maioria dos casos, um casamento fracassado afeta a família toda, e os casais geralmente consideram isso ao discutir o divórcio.

6. Acreditar que as coisas vão melhorar

Finalmente, as pessoas podem decidir ficar juntas, apesar de infelizes, se tiverem esperança no futuro. Talvez eles tenham se convencido de que, de alguma forma, seu parceiro mudará e eles acabarão voltando a ser um casal feliz. Eles podem até ignorar quaisquer problemas, argumentando que podem aproveitar as partes boas do casamento.

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!