A ciência explica o que acontece com seu corpo quando você para de beber álcool

Muitas pessoas gostam de beber álcool porque as ajuda a relaxar e descontrair após um dia estressante. Também é popular porque faz com que as pessoas se sintam mais desinibidas e confiantes em situações sociais, como festas ou bares. Embora o álcool possa alterar temporariamente seu estado emocional, também tem muitas desvantagens.

Quando você bebe, provavelmente não considera os perigos do álcool, pois está se divertindo. Ou você pode deixar de lado quaisquer possíveis consequências negativas e acreditar que elas não acontecerão com você. No entanto, vale a pena considerar os riscos do álcool para a saúde, para que o hábito de beber não se transforme em abuso de substâncias ou condições crônicas, como doenças cardíacas.

Além disso, ter uma muleta para ajudá-los a esquecer o estresse do mundo e a vida cotidiana pode parecer bom no início, mas, como qualquer vício, acaba se tornando um doce veneno.

Portanto, se você deseja incentivo para parar de beber e começar um estilo de vida mais saudável, continue lendo para descobrir o impacto positivo que isso terá em sua mente e corpo. Embora o consumo leve a moderado provavelmente não prejudique sua saúde, o consumo excessivo de álcool pode causar problemas sérios.

7 efeitos mentais e físicos positivos de parar de beber álcool:

1. Você desfrutará de um sono mais profundo.

Você já notou que acorda grogue depois de uma noite de bebedeira? Embora o álcool possa ajudá-lo a adormecer mais rapidamente, também pode causar insônia no final da noite. Isso ocorre porque o álcool aumenta seus níveis de insulina, inicialmente deixando você sonolento, mas mais tarde conectado e inquieto.

Também afeta negativamente o seu ritmo circadiano e impede o sono profundo, que é crucial para a saúde e o bem-estar. Assim, ao parar de beber, você se sentirá mais alerta e rejuvenescido a cada dia, e não terá mais que lidar com aquelas horríveis ressacas!

2. Abandonar o álcool o ajudará a pensar com clareza.

Você provavelmente já percebeu que o álcool causa confusão mental e esquecimento, especialmente se você bebeu mais do que alguns copos. O álcool prejudica várias partes do cérebro que controlam a memória e o processamento de informações, como o hipocampo, os lobos frontais e o córtex cerebral.

Quando você se abstém de álcool, notará uma melhora no humor e no estado de alerta mental porque se sentirá menos cansado. Sua memória também se recuperará e suas emoções se estabilizarão à medida que seu cérebro se cura.

3. Você pode perder peso quando parar de beber.

Como o álcool retarda o seu metabolismo, pode levar ao ganho de peso ao longo do tempo. Seu corpo considera o álcool uma toxina, então seu fígado o metaboliza antes de outros nutrientes. Portanto, beber faz com que você armazene mais gorduras e açúcares enquanto seu fígado luta para acompanhar.

Sem falar que o álcool é calórico (cerca de 160 calorias para um copo de vinho tinto e 210 ou mais para um copo de cerveja). Além disso, muitas das bebidas “frutadas” misturadas com vodca ou tequila são carregadas de açúcar.

Todas essas calorias em excesso são armazenadas como gordura, o que pode causar inúmeras condições de saúde. Então, quando você para de beber, pode perder peso sem precisar mudar mais nada na sua rotina.

4. Abandonar o álcool melhorará sua digestão.

O álcool prejudica a absorção de nutrientes e dificulta a digestão porque irrita o trato gastrointestinal e o revestimento do estômago. Além disso, beber faz com que você produza quantidades excessivas de ácido gástrico, o que pode levar à indigestão e ao refluxo ácido.

Em casos graves, o consumo de álcool pode causar distúrbios gastrointestinais, como esofagite e gastrite. Quando você para de beber, no entanto, os músculos do estômago começam a relaxar e seu corpo pode absorver mais nutrientes.

5. Seu sistema imunológico funcionará com mais eficiência.

As pessoas que bebem álcool tendem a adoecer com mais frequência devido a um sistema imunológico debilitado. Beber diminui sua imunidade, reduzindo os anticorpos que combatem infecções, aumentando a inflamação e afetando negativamente as bactérias intestinais. Mas quando você para de beber, seu corpo pode se recuperar e seu sistema imunológico melhora na detecção de bactérias e vírus nocivos.

6. Você se sentirá mais hidratado.

O álcool é um diurético que promove a perda de água através de uma maior produção de urina. Você provavelmente já percebeu que precisa usar o banheiro com mais frequência depois de uma noite de bebedeira.

Isso ocorre porque o álcool causa uma diminuição no hormônio antidiurético, ou ADH, que sinaliza aos rins para reter água. Por isso seus rins aumentam a produção de urina quando seu corpo produz menos desse hormônio. Portanto, abster-se de beber ajudará você a se sentir mais hidratado, pois não perderá tanta água.

7. Você terá um risco menor de doença cardiovascular.

De acordo com um estudo da American Heart Association (AHA) , o consumo excessivo de álcool aumenta o risco de doenças cardíacas, derrame, pressão alta e cardiomiopatia. Isso ocorre porque o álcool enfraquece os músculos do coração ao longo do tempo, contrai os vasos sanguíneos e causa retenção de água, o que contribui para problemas de saúde do coração. Além disso, beber aumenta a inflamação no corpo, o que exerce uma pressão imensa sobre o coração e outros órgãos.

Mas apenas algumas semanas depois de parar de beber, você notará pressão arterial mais baixa e talvez perda de peso, o que também melhorará a saúde do coração. Sua frequência cardíaca também diminuirá, fazendo você se sentir mais relaxado e permitindo que seu sistema nervoso se recupere.

Por Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!