
Em 1819, a cidade de Pádua, na Itália, testemunhou um fenômeno considerado amaldiçoado na época: várias famílias notaram que sua polenta, prato tradicional de milho, ficou vermelha como sangue.
O fenômeno se espalhou rapidamente e em resposta à inquietação pública, as autoridades locais e a polícia reuniram professores e médicos para investigar o mistério.
Não se tratava, porém, de nada supersticioso, mas sim de um surto de bactérias que o farmacêutico veneziano Bartolomeo Bizio denominou Serratia marcescens.
Por que estamos lhe contando isso? Porque se você tem uma gosma rosa ou vermelha-alaranjada no seu banheiro, não confunda com sujeira ou mofo, pois você tem na verdade, este mesmo microorganismo crescendo ali, que possui um pigmento próprio.
O que é Serratia marcescens?
Serratia é um gênero de bactérias gram-negativas pertencente à família Enterobacteriaceae. A espécie Serratia marcescens prefere ambientes úmidos, sendo por isso uma causa comum em banheiros, cozinhas, nas costuras de cortinas de chuveiro e ao redor de ralos.
E ainda, ele pode ser particularmente atraído pelos pequenos compartimentos onde se guarda o sabonete, pois se alimenta de depósitos de gordura, que são os componentes básicos de sabonetes e xampus. Também já houve surtos em hospitais associados a dispensadores de sabonete contaminados.
A Serratia marcescens é perigosa?
Como explicou o médico Dr. Karan Raj em um vídeo compartilhado no TikTok, pessoas com o sistema imunológico funcionando plenamente, o contato com a bactéria S. marcescens geralmente é inofensivo. No entanto, ela tem o potencial de causar infecções graves, principalmente respiratórias e urinárias.
Embora não seja considerada uma causa comum de doença primária, pode causar sintomas significativos quando infecta alguém que já está com o sistema imunológico comprometido por alguma doença.
As infecções causadas pela S. marcescens podem ser difíceis de tratar, por isso é uma bactéria que se deve evitar a todo o custo. Felizmente, a sua coloração torna-a fácil de identificar.
Como se livrar da Serratia marcescens
Se você avistou a temida gosma rosa infestando seu banheiro, é hora de pegar as luvas de borracha e preparar uma solução com partes iguais de vinagre branco e água em um borrifador. Basta aplicar diretamente e deixar agir por 10 minutos, e depois esfregar e enxaguar.
Isso deve ser suficiente para eliminar a gosma rosa que já se fixou no seu banheiro, mas o próximo passo é a prevenção.
A Serratia marcescens gosta de ambientes úmidos, então abra uma janela depois do banho ou ligue o exaustor para manter a umidade no mínimo. Você também pode tornar as áreas com resíduos de sabão no seu banheiro menos convidativas para a Serratia marcescens, garantindo que qualquer resíduo de sabão seja removido rapidamente.
Níveis elevados de umidade podem atrair uma verdadeira variedade de patógenos para dentro de casa, por isso, uma boa ventilação pode ajudar a manter uma série de agentes indesejáveis fora do ambiente.
@dr.karanrPink slime♬ original sound – Dr Karan Rajan
Imagem de Capa: Reprodução

