A verdade por trás da foto assustadora de duas mulheres sentadas na “coisa mais radioativa de Chernobyl”

Uma imagem que mostra duas mulheres que decidiram, durante uma visita à zona de exclusão de Chernobyl, que seria uma boa ideia posar para uma foto com “uma das coisas mais radioativas do mundo”, começou a ressurgir online.

Quase 40 anos depois do terrível acidente ocorrido na Usina Nuclear de Chernobyl, perto de Pripyat, na Ucrânia, a região pode ser visitada sob a orientação de um guia certificado – no entanto, devido à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, atualmente é impossível.

A usina nuclear de Chernobyl explodiu em 1986, após a explosão da reator número 4, que ficou fora de controle. O desastre lançou na atmosfera 400 vezes mais material radioativo do que a bomba de Hiroshima, tornando uma vasta área ao redor da usina inabitável e forçou a evacuação de centenas de milhares de pessoas.

Há vários vestígios do acidente na região, o que seria suficiente para desanimar a maioria das pessoas de visitá-la.

Embora o “Pé de Elefante”, uma massa de material fundido (corium) originada do núcleo do reator, seja o objeto mais perigoso do mundo por ser considerado mortalmente radioativo, ele está enterrado sob o reator, dentro das paredes da usina nuclear, com o “Novo Confinamento Seguro” ao seu redor.

What was the temperature of the Elephant’s Foot?
byu/SamTheMarioMaster2 inchernobyl

No entanto, outro item perigoso e infame que sobrou do desastre é uma grande garra de uma escavadeira, que foi usada inicialmente para limpar os restos de material radioativo do reator número quatro.

The Claw in the forest
byu/macnerd93 inmildlyinteresting

Mas essa informação não suficiente para impedir que duas turistas subissem na “Garra”, fazendo contato com o material radioativo.

How dangerous is this? Isn’t the Claw super radioactive?
byu/TheEvilFlea inchernobyl

Dizem que elas provavelmente não passaram tempo suficiente perto da “Garra” para sofrer quaisquer efeitos de saúde a longo prazo, já que o Radiation Answers afirma que alguns minutos perto do objeto altamente radioativo fariam com que elas absorvessem apenas alguns microsieverts de radiação.

Mas os internautas manifestaram sua opinião à imagem no Reddit, e uma delas explicou que, embora um raio-X do tórax seja equivalente a 0,1 mSv, menos de 20 minutos ao lado da garra, que emite apenas 0,3 mSv/hora, seria a quantidade equivalente de exposição.

“Grande coisa? Não. Eu me aproximaria desnecessariamente desse lixo? Também não”, acrescentou, enquanto outro escreveu: “A razão pela qual essa coisa é radioativa é que ela está coberta de poeira e sujeira radioativas. Coisas que podem grudar na pele e nas roupas de quem as tocar e continuar emitindo radiação por muito tempo, e possivelmente serem ingeridas.”

Um terceiro acrescentou: “É a coisa mais radioativa na zona de exclusão acessível aos visitantes.”

Em comparação, se uma pessoa desprotegida ficasse exposta ao “Pé de Elefante” por cerca de 30 segundos isso poderia custar sua vida. A reação do seu corpo seria fadiga e tontura, antes que suas células comecem a sangrar e fazer com que você comece a vomitar e ter diarreia, além de febre.

Apesar de existir há quase 40 anos, o item emite calor e nos lembra do desastre de Chernobyl, onde 31 pessoas morreram devido a doenças e ferimentos causados pela radiação, e os efeitos de longo prazo da exposição à radiação causaram mais mortes.

Imagem de Capa: Reddit





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!