Mulher frita ovo na calçada após recorde de calor

No Brasil, a cidade de Cuiabá é conhecida por suas altas temperaturas. Dessa forma, Mailla Damasio, morada da cidade, decidiu fazer um experimento incomum na calçada de sua casa.

Cuiabá chegou a alcançar temperaturas acima de 41ºC e dessa forma, Mailla, conseguiu fritar ovos em uma frigideira colocada sob o sol escaldante. A cidade estava literalmente “pegando fogo” em um dia que se tornou o mais quente do ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No vídeo compartilhado por Mailla, é possível ver o óleo fervendo e os ovos sendo fritos na frigideira sob o intenso calor. “Aqui em Cuiabá não gasto mais gás, frito o ovo no sol mesmo”, brincou.

Para entender como os ovos podem ser fritos sob o sol escaldante de Cuiabá, procuramos a explicação de um especialista em química. Flávio Valadares Pereira Borges, farmacêutico, licenciado em Química, doutor em Farmacoquímica e professor da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), explicou o fenômeno.

As proteínas do ovo, quando expostas a altas temperaturas, passam por um processo de desnaturação, perdendo sua formação original e coagulando, tornando-se mais sólidas. A temperatura de cozimento do ovo é em torno de 60°C. Em dias com temperaturas superiores a 40°C, como é comum em Cuiabá, o asfalto pode atingir temperaturas significativamente mais altas, chegando até 80°C.

Portanto, quando Mailla colocou a frigideira na calçada escaldante, a temperatura estava muito acima do necessário para cozinhar os ovos, explicando o sucesso do experimento.

O experimento de Mailla ocorreu durante um dia em que Cuiabá registrou um novo recorde de temperatura, atingindo 41,2°C e uma umidade relativa do ar de apenas 22%. Essa marca representou a temperatura mais alta de 2023 até o momento, superando o recorde anterior de 40,8°C estabelecido no dia anterior.

Imagem de Capa: Reprodução/Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!