Veja quais alimentos não podem ser reaquecidos no microondas

Como uma forma de facilitar nossa vida com um aquecimento rápido de alimentos, muitas pessoas têm o hábito de utilizar o forno de micro-ondas.

No entanto, é importante estar ciente de que nem todos os alimentos devem passar pelo processo de reaquecimento no micro-ondas, pois o calor excessivo pode torná-los tóxicos.

Veja abaixo alguns alimentos:

Ovos cozidos:

Tanto com a casca quanto sem, os ovos cozidos quando aquecidos no micro-ondas podem criar um acúmulo extremo de vapor interno, podendo explodir e causar queimaduras graves.

Dessa forma, para reaquecer ovos cozidos, é melhor cortá-los em pedaços pequenos antes de colocá-los no micro-ondas.

Leite materno:

Ao reaquecer leite materno no micro-ondas, há o risco de aquecimento desigual, formando “pontos quentes” que podem queimar gravemente a boca do bebê.

Além disso, o plástico usado para armazenar o leite materno pode liberar substâncias tóxicas quando aquecido no micro-ondas. É recomendado descongelar e reaquecer o leite materno em uma panela no fogão ou usando água quente da torneira.

Carne processada:

As carnes processadas contêm produtos químicos e conservantes que prolongam sua vida útil. Aquecê-las no micro-ondas pode levar à formação de produtos químicos prejudiciais, como colesterol oxidado, associado ao desenvolvimento de doenças cardíacas.

Dessa forma, é melhor optar por outros métodos de preparo para aquecer carnes processadas.

Arroz:

O aquecimento de arroz no micro-ondas pode levar à intoxicação alimentar. O arroz pode conter esporos da bactéria Bacillus cereus, que são resistentes ao calor e podem se multiplicar em temperatura ambiente, causando intoxicação alimentar.

Dessa maneira, é importante aquecer o arroz quase fervendo e mantê-lo a uma temperatura acima de 60 graus Celsius para evitar a multiplicação dos esporos.

Frango:

O microondas não mata todas as bactérias presentes no frango, especialmente a salmonela, que pode causar doenças. Ao reaquecer frango, há maior probabilidade de sobrevivência de bactérias. É recomendado cozinhar completamente o frango em outros métodos de preparo de alimentos.

Folhas verdes:

O aquecimento de folhas verdes, como aipo, couve e espinafre, no microondas pode converter nitratos naturais presentes nesses alimentos em nitrosaminas, substâncias potencialmente cancerígenas. É preferível reaquecer essas folhas verdes em um forno convencional.

Beterraba:

Assim como as folhas verdes, o reaquecimento de beterrabas ricas em nitratos no micro-ondas pode levar à formação de nitrosaminas.

Pimentas:

As pimentas quentes, quando reaquecidas no microondas, liberam capsaicina – a substância química responsável pelo sabor picante – no ar. Esse produto químico pode irritar os olhos e a garganta.

Frutas:

Aquecer uvas no microondas não resultará em passas, mas pode gerar plasma, uma forma de matéria criada quando o gás é ionizado e permite a condução de eletricidade.

Embora outras frutas não possam produzir plasma, é importante observar que aquecer uvas inteiras pode levar ao acúmulo de vapor sob a casca, o que pode causar explosões durante o processo.

Batatas:

O perigo surge ao tentar reaquecer batatas cozidas. Ao cozinhar batatas em papel alumínio, a bactéria C. botulinum pode se proliferar se a batata permanecer em temperatura ambiente por muito tempo, potencialmente causando botulismo. Aquecer uma batata contaminada no micro-ondas também não mata as bactérias.

Fonte: Taste of Home

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!