11 formas de te manteres uma pessoa positiva

Com os problemas do dia-a-dia e até mesmo as notícias de desgraças e guerras que nos vão chegando todos os dias através da mídia social, nem sempre é fácil mantermos uma mente positiva. Contudo, isso não só é importante para o nosso corpo ao nível físico com psicológico, já que a negatividade pode levar à depressão, podendo chegar mesmo a atingir um estado fatal.

Felizmente, existem diversas coisas que podemos fazer para nos mantermos positivos e que só dependem de nós mesmos!

Assim sendo, aqui tens 11 dicas para mudares a tua forma de pensar e, claro, melhorares a tua qualidade de vida!

1. Aprende a aceitar as coisas

Sê honesta(o) sobre os teus sentimentos ou pensamentos negativos e, se não gostas de algo que esteja acontecer na tua vida, toma a decisão de mudar as coisas.

2. Define metas

Estabelecer metas pode fazer com que te sintas esperançosa(o) em relação ao futuro e irá dar-te confiança para o teu propósito.

3. Medita

A meditação da compaixão, conhecida como metta bhavana, ajudar-te-á a ver a positividade em vários aspectos da vida. Com esta forma de meditação, irás utilizar o amor que sentes por aqueles que são importantes para ti para os outros no mundo. Além disso, também é óptimo para o teu estado mental.

4. Escreve um diário

Escrever um diário regularmente irá fazer com que consigas concentrar a tua energia nas coisas positivas da tua vida. Mesmo que escrevas sobre experiências negativas, não te concentres tanto nas experiências em si, mas sim nas tuas emoções a respeito da situação como uma forma de ajudar-te a processar os teus sentimentos sem te agarrares à negatividade.

5. Sê grata(o)

A gratidão ajuda-te a ter uma mentalidade mais saudável e pode até melhorar os teus relacionamentos, pois aprenderás a olhar o lado positivo das coisas e a ficar mais paciente com as pessoas que mais amas.

6. Afirma-te

Quanto mais te afirmares, mais forte será o “atalho” no teu cérebro, o que significa que terás mais probabilidade de pensar positivamente de forma instintiva, em vez de teres que te esforçar para veres o lado bom da vida.

7. Sê optimista

Quando aprendes a ser positiva(o) e optimista, é provável que tenhas uma maior sensação de bem-estar e maior auto-estima. Isso também muda a forma como olhas para o mundo e impede-te de te culpares por coisas que não podes controlar.

8. Muda a tua forma de olhares para a negatividade

Ao adoptares o pensamento positivo, podes aprender com o teu passado e evitar certos erros no futuro. Pensar nos fracassos como uma oportunidade para tentar novamente e desenvolver uma atitude positiva também pode tornar-te mais determinada(o), e serás ainda mais realizada(o) quando as coisas realmente funcionarem a teu favor.

9. Fica activa(o)

Ao aprenderes a ser positivo, é importante perceberes que o teu corpo e a tua mente estão intimamente conectados. De acordo com Amy Cuddy, uma psicóloga social, a tua postura pode até mudar a forma como o teu corpo processa os hormónios do stress. Assim sendo, experimenta a “pose de poder”, na qual mandas o peito para frente e manténs os ombros para trás, olhando para a frente.

10. Sorri mais

Pesquisas sugerem que, quando sorris, mesmo que não te sintas feliz, o teu cérebro recebe a mensagem de que estás de bom humor e motiva-te a teres uma atitude positiva.

11. Apresenta-te no teu melhor

Também é importante que cuides do teu corpo para aumentar a tua confiança, mas não fiques presa(o) ao tentares atingir um determinado peso. Ao veres o teu corpo mudar para melhor, lembra-te de que um número não é indicativo do teu valor.

Traduzido e adaptado pela equipa de Sábias Palavras / Inspiring Life

Fonte original: Power of Positivity





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!