7 sinais de que não estás a consumir potássio suficiente

Muitos tendem a desvalorizar, mas o potássio é bastante importante para o nosso corpo. “Porquê?” – perguntas tu! Bem, para quem não sabe, o potássio é um mineral localizado dentro de cada célula essencial para o funcionamento normal das células, nervos e músculos.

Aposto que já estás a pensar em bananas, certo? É normal, já que é uma das maiores e mais conhecidas fontes de potássio! No entanto, existem muitos outros alimentos que te podem fornecer boas quantidades de potássio (mas já lá vamos!)

Agora o que interessa saber é se estás – ou não – a receber a quantidade de potássio que o teu corpo precisa para um bom funcionamento e para isso basta estares atenta(o) a estes sinais:

1. Andas cansada(o)… o tempo todo

Se parece que andas a dormir bastante, mas mesmo assim sentes-te exausta(o), considera marcar uma consulta médica para verificares os teus níveis de potássio.

2. Não comes alimentos frescos suficientes

Quanto mais frescos forem os alimentos que consomes, maior será a tua ingestão de potássio. Por isso, escolhe frescos em vez de embalados e vais ver que vais notar uma diferença.

3. Tens pressão alta

O potássio diminui os efeitos do excesso de sódio, por isso é fundamental consumires o suficiente para manteres a pressão arterial sob controle e a um nível saudável.

4. Sentes-te fraca(o) ou tonta(o)

Se costuma sentir tonturas, podes precisar de mais potássio na tua dieta.

5. Tens dores musculares e cãibras

O potássio ajuda a construir os músculos, por isso, se costumas ter cãibras, sentires exaustão e dores musculares, fica atenta(o) – o baixo teor de potássio pode ser o culpado.

6. Sentes dormência e formigamento

Se sentires entorpecimento e formigamento, especialmente nas mãos, dedos, braços, pés ou pernas, pode ser devido a baixos níveis de potássio.

7. Sentes palpitações cardíacas

Se por vezes sentes o teu coração acelerado talvez possas só ter tomado demasiadas xícaras de café, no entanto, se é um problema recorrente, tenta adicionar mais potássio à tua dieta – e consulta o teu médico, claro.

E então? Reconheceste alguns deste sinais no teu dia-a-dia? Se sim, então eis como podes reverter a situação:

Como já tinha referido anteriormente, a banana é sem dúvida uma excelente fonte de potássio, no entanto, para o caso de não gostares muito deste fruto aqui tens mais alguns alimentos onde poderás ir “buscar” todo o potássio que precisas:

  • Todas as carnes (de carne vermelha a frango)
  • Peixe (do salmão à sardinha)
  • Leite (do leite ao iogurte)
  • Produtos de soja
  • Frutas (de citrinos a damascos e ameixas)
  • Legumes (de feijões de lima a batatas, particularmente a pele)

Traduzido e adaptado pela equipa de Sábias Palavras / Inspiring Life

Fonte original: Simplemost





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!