Os marketplaces são canais de venda com alto tráfego, o que representa maior competição e disputa. Por isso, é necessário que reúna fatores competitivos para se diferenciar dos outros vendedores.

Através das estratégias de SEO, pode impulsionar as páginas dos seus produtos até aos primeiros lugares das pesquisas, e assim obter melhores resultados.

Quer aumentar as vendas no seu marketplace? Continue a ler e conheça as estratégias de SEO que pode aplicar já hoje.

Qual é a importância do SEO para marketplaces?

Atualmente as compras online são o novo normal, e os mercados online estão saturados. A própria Amazon têm 9,7 milhões de vendedores em todo o mundo, o que representa uma concorrência intensa.

Como tal, o SEO é essencial e representa inúmeras vantagens como:

  • Aumento das vendas;
  • Aumento da confiança e credibilidade;
  • Crescimento orgânico;
  • Maior ROI a longo prazo;
  • Estabelecimento de autoridade e confiança;
  • Melhor experiência do usuário.

9 estratégias de SEO para marketplaces

1.    Pesquisa de palavras-chave

O uso das palavras-chave certas são fundamentais para o sucesso de qualquer estratégia de SEO.

Realize uma análise de palavras-chave relevantes para o seu nicho, para entender o que os compradores estão a procurar. Depois de selecionadas as mais relevantes, insira de forma estratégica nos títulos das páginas, cabeçalhos, subtítulos e descrições de cada produto.

Para produtos altamente competitivos, é uma boa prática utilizar palavras-chave de cauda longa, mais específicas e com menos concorrência.

2.    Páginas rápidas e responsivas

Cerca de 79% dos compradores admitem que um carregamento lento pode afetar a sua vontade de comprar o produto. Além disso, o Google utiliza a velocidade da página como um dos fatores de classificação.

Algumas das práticas que pode aplicar para evitar páginas lentas são:

  • Redimensionar as imagens para aumentar a velocidade de carregamento;
  • Escolher uma boa hospedagem;
  • Usar com moderação os plugins e widgets;
  • Usar temas sem arquivos enormes e complicados;
  • Evitar utilizar redirecionamentos.

Deve usar um tema responsivo e que se adapte automaticamente a todos os dispositivos, pois otimiza a velocidade de carregamento.

3.    Utilize URLs otimizados

O URL é essencial tanto para os mecanismos de busca como para os usuários. É a porta de entrada para uma página, e deve indicar aquilo que se vai encontrar do outro lado.

Para isso, o URL deve ser curto, incluir a palavra-chave principal, hífens para separar as palavras e ser relacionado com o produto da página.

4.    Descrições dos produtos únicas

Os fabricantes dos produtos fornecem descrições, e muitas vezes os vendedores copiam e colam. No entanto, se quer que o seu site seja exclusivo deve criar a sua própria descrição de produto.

Descreva o produto com precisão, utilize as palavras-chave e inclua fotos reais. As descrições que vendem melhor incluem porque é que o produto é diferente da concorrência e quais são os benefícios que traz para o consumidor.

5.    Indexação do catálogo

Se o seu catálogo contém 20 produtos ou 200, segmentá-los em categorias apropriadas torna-se mais fácil para os mecanismos de busca localizá-los e identificá-los. Além disso, torna mais fácil a navegação dos usuários.

Para isso, siga um formato de indexação universal para listar todos os seus produtos em categorias e subcategorias.

6.    Otimização de imagens

A otimização das imagens é importante para os motores de busca, porque apenas conseguem ver o texto que está por detrás delas.

Para além disso, são uma oportunidade para o SEO, pois no alt text pode incluir as palavras-chave e descrever o que está visível na imagem.

7.    Link Building

Conquistar backlinks de outros sites, com autoridade de domínio, para o seu site pode melhorar muito o seu ranking. Isto pode acontecer naturalmente, se outros sites ou blogs gostarem dos seus produtos e os recomendarem.

8.    Adicionar avaliações do produto

As avaliações do produto trazem credibilidade e autoridade a uma marca. Cerca de 9 em cada 10 consumidores leem as avaliações antes de fazer uma compra.

Produtos de qualidade recebem boas críticas, o que representa uma excelente ferramenta de vendas.

9.    Responder às avaliações e comentários

Responder aos comentários da página do produto transmite interesse na satisfação dos clientes, gerando credibilidade.

As respostas também demonstram o quão conectada uma empresa pode estar com os seus clientes.

Pronto para aplicar?

Existem várias estratégias de SEO que podem ser aplicadas já hoje, como as mencionadas, mas todas devem começar por uma auditoria para entender o cenário atual da sua empresa e as oportunidades de melhoria.

O SEO é altamente dinâmico e consome muitos recursos, por isso, é benéfico terceirizar os serviços de SEO através de uma agência de SEO com profissionais especializados.

VEJA TAMBÉM






Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!