Ser mãe/pai não é nada fácil e por muitos cuidados que tenhamos, acabamos sempre por cometer alguns erros, e atenção… é normal! No entanto, existem certos erros que, se forem cometidos de forma constante, acabam mesmo por influenciar negativamente o futuro dos nossos filhos!

No caso das meninas, os pais acabam muitas vezes por pressionar ainda mais, sendo que na maioria das vezes o fazem de forma inconsciente e através de simples frases que por muito banais que possam ser, têm um impacto muito maior do que se imagina!

Desta forma, estas são algumas das coisas que NUNCA deves dizer a uma filha:

1. “Pára de chorar!”

Todas as pessoas têm direito às suas emoções, por isso se dizes à tua filha para parar de chorar, estás a dizer-lhe que ela está a ser fraca por derramar lágrimas. Ao invés disso, tenta descobrir o motivo! Conversa com ela, por mais pequeno que seja o assunto.

2. “Não faças isso, vais assustar os rapazes!”

Nunca dês a entender que a opinião dos rapazes é mais importante do que a sua própria, por isso deixa-a fazer o que ela ama, mesmo que seja tipicamente um desporto ou atividade “masculina”.

3. “Estás a fazer isso errado, deixa que eu faço!”

Por muito tentador que seja ajudar a tua filha quando ela está com dificuldades a fazer algo ou a demorar mais tempo, é importante para o seu desenvolvimento que ela tente e falhe até conseguir finalmente ser bem-sucedida, ensinando-lhe a ser pró-activa e independente – algo que vai ser muito importante para o seu futuro.

4. “Engordaste?”

Nenhuma menina, independentemente da idade, deve sentir que está a ser julgada pelo seu peso.

5. “Isso não é para raparigas!”

Nunca desencorajes a tua filha de participar de uma atividade que historicamente tenha sido para meninos e não a desencorajes a entrar numa área dominada pelos homens.

6. “És tão preguiçosa!”

Ser chamada de “preguiçosa” não leva a motivação. Senta-te com a tua filha e descobre o que que estará a passar!

7. “Estás a ser ridícula!”

Quando descartas os seus sentimentos, estás a dizer-lhe que a maneira como ela se está a sentir não é válida, por isso ouve o que ela te está a dizer e ajuda-a a ultrapassar os momentos difíceis.

8. “Pára de ser tão carente!”

Ela vai pensar que não pode mais ir ter contigo quando está a sofrer ou a precisar de ajuda. Isso também pode destruir a sua auto-estima e fazê-la questionar as suas emoções.

9. “Por que é que não podes ser como o(a) teu(tua) irmão(irmã)?”

Nunca compares a tua filha com outra pessoa. Todas as meninas devem esforçar-se para serem o melhor de si mesmas. Ela deve sentir-se confortável sendo genuína e única.

Traduzido e adaptado pela equipa de Sábias Palavras / Inspiring Life

Fonte: David Wolfe

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!