Cada vez mais as pessoas se preocupam com o seu bem-estar e saúde, procurando levar uma vida saudável com uma boa alimentação e a prática de exercício físico. Contudo existe algo que é tão ou mais importante do que exercitar os músculos: alongar!

Apesar de muitas pessoas acharem que estes só são importantes após a realização de exercícios físicos, a verdade é que os alongamentos trazem imensos benefícios não só à nossa saúde física como mental, mesmo em dias em que não nos exercitamos.

Para que tenhas noção do bem que alongar todos os dias te pode fazer, deixo-te aqui algumas das suas vantagens, melhorando assim a tua qualidade de vida:

1. Reduz o stresse

Alongar diariamente estica os músculos para te sentires mais relaxado, enquanto diminuem a tensão mental e física.

2. Pode reduzir o açúcar no sangue

Um estudo concluído em 2011 mostrou que os adultos que eram pré-diabéticos ou tinham diabetes tipo 2 beneficiavam com o alongamento: os seus níveis de glicose no sangue diminuíram significativamente depois de beberem uma bebida açucarada e alongarem, enquanto uma população similar que bebeu a bebida açucarada e simulou alongamentos – fazendo a pose, mas não alongando realmente – não apresentou níveis mais baixos de glicose no sangue.

3. Podes ser menos propenso a obter uma lesão

O alongamento coloca o teu corpo em “modo de treino” e a acuidade mental que existe ao alongares faz com que prestes mais atenção à forma como os teus músculos estão a funcionar.

4. Tiras mais proveito do teu treino

O alongamento diário ajuda-te a alcançares melhor os teus objetivos de treino. Ao permitires que o teu corpo facilite mais profundamente as atividades, como agachamentos, podes conseguir um treino mais completo.

5. Reduz a dor e ajuda a moveres-te mais facilmente

Evita alongamentos estáticos – tipo “alonga e aguenta” – e concentra-te mais nos alongamentos de alcance de movimento e no trabalho de tecido mole com um rolo de espuma. (O alcance dos alongamentos de movimento é qualquer coisa que incorpora toda a amplitude de movimento, como rolos de ombro ou círculos de pulso.)

6. Reduz a probabilidade de tropeçares e caíres

Alongar pode ajudar a tua consciência dos teus músculos finos do motor, garantindo assim que estejas mais concentrado na tua capacidade de equilíbrio.

7. Ajuda a manteres-te activa(o)

Apenas alguns minutos de alongamento em vez de alguns cafés ajudam a circulação sanguínea em todo o corpo, incluindo a do teu cérebro.

Traduzido e adaptado pela equipa de Sábias Palavras / Inspiring Life

Fonte: I Heart Intelligence 

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!