Por muito simpáticos que sejamos, nem sempre é fácil fazer com que as outras pessoas gostem de nós, principalmente para quem seja mais tímido(a) e reservado(a), e tenha uma baixa auto-estima.

Felizmente, existem coisas que podemos fazer que nos ajudem a melhorar a nossa habilidade social e fazer com que as outras pessoas gostem da nossa companhia e claro, de nós!

Se já és uma pessoa social por natureza e nunca tiveste problemas em fazer com que as pessoas gostem de ti, então esta também é uma forma de perceberes exactamente o que fazes de forma intuitiva para que isso aconteça.

1. Demonstra interesse genuíno pelas outras pessoas

Quando estás com alguém, evita falar constantemente de ti próprio(a). Interessa-te pelo que a outra pessoa está a dizer e pergunta-lhe sobre algo que ela(e) certamente irá gostar de falar. Faz-lhe sentir importante. Mostra-lhe que te interessas genuinamente por ela(e).

2. Não faças críticas destrutivas

Dizem que amigos verdadeiros são aqueles que dizem tanto as coisas boas, como as coisas más. Contudo, existem diversas formas de fazeres uma crítica sem deitares a pessoa completamente abaixo e possivelmente acabares com a vossa relação. Sempre que te for pedida a opinião sobre algo que consideres que não está bem, tenta começar primeiro com um elogio, dizendo depois o que achas que não está tão bem de uma forma bem sucinta, e terminando novamente com um elogio. Ah, e claro, dá sempre a tua opinião apenas quando te pedem. Caso contrário, mais vale ficares de boca fechada.

3. Trata as outras pessoas pelo nome

Não existe nada melhor do que sermos tratados pelo nosso nome. Não só demonstra que as outras pessoas se recordam de nós, como até se interessam por nós. Por isso, quando conheceres alguém, esforça-te para recordares o seu nome. Vais ver que a pessoa vai gostar.

4. Olha nos olhos

Algumas pessoas têm dificuldade em olhar nos olhos quando estão a conversar, mas a verdade é que não existe nada de mais sincero, honesto e verdadeiro do que uma conversa feita olhos nos olhos.

5. Sorri

Sentes-te confortável ao lado de alguém que nunca sorri? Pois, nem tu nem ninguém. Por isso, sorri! Um sorriso verdadeiro é uma forma de deixar as outras pessoas à-vontade ao nosso lado e claro, fazer com que elas nos considerem boas companhias.

6. Dá elogios sinceros

Todos nós gostamos de elogios. Aumentam-nos a auto-estima e fazem-nos sentir apreciados pelos outros. Desde que, claro, o elogio seja sincero. Por isso, procura algo que gostas verdadeiramente na outra pessoa – seja uma peça de roupa, o corte de cabelo, ou até mesmo uma conquista – e não hesites em elogiá-la por isso.

7. Não julgues os outros

Cada pessoa é como cada qual, e ninguém tem o direito de julgar ninguém, seja pelo que for. Por isso, mesmo que não concordes com algo que outra pessoa fez, não a critiques ou ataques. Antes pelo contrário. Aceita-a como ela é. Se mesmo assim, quiseres deixar o teu conselho, faz-lo de forma sensata e prudente, de forma a que a pessoa entende apenas como uma sugestão e não como uma crítica.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!