6 crenças tóxicas sobre o amor que precisamos parar de romantizar

O amor é um sentimento complexo que muitos tentam definir e entender ao longo da vida. Contudo, algumas crenças sobre relacionamentos românticos podem ser tóxicas e levar a expectativas irrealistas ou comportamentos prejudiciais.

Portanto, vamos examinar seis crenças tóxicas sobre o amor que precisamos parar de romantizar para construir relacionamentos mais saudáveis e duradouros.

1. Você não deveria ter que trabalhar no relacionamento

Quem inventou a frase “com a pessoa certa, tudo é fácil” provavelmente estava há três dias em seu relacionamento da sétima série.

O amor real é trabalho – sempre foi e sempre será. É um trabalho descobrir o que faz alguém funcionar e como comprometer-se. É um trabalho planejar um futuro com outra pessoa e é um trabalho resolver cada discussão ao longo do caminho.

Com algumas pessoas, será um trabalho mais árduo e constante do que com outras – há, com certeza, um valor em encontrar um parceiro cujos valores estejam alinhados com os seus. Mas nunca será fácil 100% do tempo. O amor precisa de trabalho, se queremos que ele dure.

2. A pessoa certa saberá intuitivamente como te amar

Não, não, não e mais não.

As pessoas são complicadas e variadas, e todos nós fomos criados com ideias ligeiramente diferentes sobre o que significa dar e receber amor. Precisamos falar explicitamente sobre essas coisas para fazer o amor funcionar – mesmo que não pareça romântico.

Se você está tão preso à ideia romântica de alguém aparecer com um buquê de flores e as palavras exatas que você precisa ouvir quando está chateado, ao ponto de não se esforçar para comunicar suas necessidades ao seu parceiro, então você não está pronto para amar. Simples assim.

Porque o amor real, adulto, não é sobre flores e romance. É sobre ser aberto e honesto e fazer funcionar, mesmo quando é difícil e sem glamour. Se você quer um romance de fantasia, pegue um livro de Nicholas Sparks. Se você quer um relacionamento real e duradouro, comece a expressar o que você precisa do seu parceiro e a ouvir o que ele precisa de você.

3. O amor é tudo que você precisa para fazer um relacionamento funcionar

O amor é um ótimo ponto de partida para um relacionamento. Mas o que o faz durar é ação deliberada e consciente de ambas as partes.

Na realidade, você precisa de muito mais do que amor para que um relacionamento prospere. Você precisa de estabilidade. Compreensão. Compromisso. A vontade de crescer, tanto individualmente quanto juntos. Se qualquer um destes componentes estiver ausente, o único efeito do amor será mantê-lo preso em um relacionamento tóxico.

4. Podemos responsabilizar outras pessoas por como estamos nos sentindo

Embora eu goste muito do que Louis C.K. diz, há uma frase em particular que me irrita: “Quando uma pessoa diz que você a machucou, você não tem o direito de decidir que não machucou”.

Esta é uma ideia errada que temos sobre amor – que ele não é, de forma alguma, subjetivo.

Sim, temos que ouvir o que nossos parceiros estão dizendo e estar atentos a como nossas ações afetam suas emoções. Mas também há muitas pessoas não saudáveis, manipulativas e tóxicas dispostas a explorar essa ideia.

Se você está constantemente sendo informado de que você é a raiz dos problemas de alguém – e ainda assim eles continuam com você, as chances são de que você está lidando com uma pessoa emocionalmente não saudável.

No final das contas, todas as emoções são subjetivas. Se a pessoa com quem você está namorando tem uma ideia fundamentalmente diferente do que é prejudicial em um relacionamento – e o que não é – cabe a você decidir se continua com ela e continua se sentindo ofendido, ou se deixa e encontra alguém cuja experiência subjetiva de amor esteja mais alinhada com a sua.

A menos que seu parceiro esteja especificamente e deliberadamente tentando te machucar emocionalmente, não é justo colocar a culpa pelo seu descontentamento sobre seus ombros.

5. É responsabilidade de outras pessoas derrubar suas barreiras

Quase todo mundo já foi ferido pelo amor de alguma forma.

A maioria de nós já teve o coração partido. Muitos de nós já foram traídos. Muitos até estiveram em relacionamentos tóxicos ou abusivos, o que nos fez hesitar em buscar amor por um período indefinido depois disso.

E tudo isso é extremamente lamentável. Mas a responsabilidade de curar essas dores é nossa. Se suas barreiras estão altas e seu coração está guardado porque alguém te machucou no passado, então você precisa ficar sozinho até que possa abaixar sua guarda.

Não é responsabilidade de ninguém mais curar suas feridas e te fazer confiar no amor novamente – se você não está pronto para dar e receber amor abertamente, então você não está pronto para voltar a um relacionamento. Ponto final.

6. Podemos nos salvar através do amor

O amor é uma força incrível – não há como negar isso. Pode nos inspirar, nos guiar e nos revigorar. Mas o que ele absolutamente não pode fazer é nos salvar de nós mesmos.

Quando alguém não está pronto para se ajudar, nenhuma quantidade de amor vai mudar isso. Se alguém está mentalmente ou fisicamente doente, nenhum nível de amor vai restaurá-lo à saúde. O amor é uma coisa maravilhosa, mas o que ele não é é um substituto para ajuda profissional. O amor não vai resolver todos os seus problemas e dar amor para alguém não vai resolver os problemas deles.

Às vezes, a coisa mais corajosa e honesta que podemos fazer no amor é admitir que ele não é suficiente. Que alguém precisa de muito mais do que podemos oferecer. E tudo o que podemos fazer é amá-los durante o processo de recuperação, enquanto aprendem a lutar por si mesmos.

Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras

Por Thought Catalog 

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!