Cada vez mais as pessoas se preocupam com o seu bem-estar e aparência. Contudo, por muito dinheiro que gastem em produtos e tratamentos de beleza, a verdade é que uma boa noite de sono é o verdadeiro segredo para uma juventude duradoura.

Tendo em conta que o corpo aproveita para se recuperar enquanto dormes, o ideal é teres entre 7 a 9 horas de sono de qualidade a cada noite, pelo menos de acordo com alguns especialistas.

Se andas a dormir menos do que isso, então talvez esteja na hora de mudares as tuas rotinas diárias, de forma a ganhares mais umas horas de sono. Vais ver que em pouco tempo, o teu corpo vai começar a mudar e vais sentir-te muito melhor. Não acreditas? Então vê só os benefícios de uma boa noite de sono:

1. Menos rugas

A pele produz colagênio enquanto dormes, o que impede a flacidez. Por isso, quanto mais tempo dormires, mais colagênio esta irá produzir, ficando a pele menos propensa a criar rugas.

2. Uma tez brilhante

O teu corpo aumenta o fluxo sanguíneo para a pele enquanto dormes, fazendo com que acordes com um brilho saudável. Assim, saltares uma noite de sono pode deixar a tua tez parecer monótona, pálida ou sem vida.

3. Olhos mais brilhantes e menos inchados

Olhos inchados são uma das primeiras coisas que vemos quando não dormimos“, diz Doris Day, MD, professora de dermatologia clínica do Langone Medical Center da Universidade de Nova York.

Dormir bem também pode minimizar as olheiras. Quando o sangue não flui bem – o que acontece quando dormes pouco – ele pode acumular-se sob os olhos e tornar-se visível, já que a pele é tão fina.

4. Cabelo mais saudável e sedoso

Os folículos capilares ganham nutrientes, vitaminas e minerais do fluxo sanguíneo. Como o fluxo sanguíneo diminui quando estamos com falta de sono, o cabelo acaba por enfraquecer.

5. Aparência mais feliz e saudável

Quando estamos cansados, ficamos com uma aparência mais apagada, em baixo. Além disso, os olhos vermelhos inchados, olheiras, pálpebras caídas e pele pálida – tudo causado pela privação de sono – são também sinais de que estás exausto.

6. Produtos funcionam melhor

A tua pele pode concentrar-se em reparar-se enquanto dormes, uma vez que não se está a defender do sol e dos radicais livres (moléculas nocivas do ambiente). Daí a importância de cuidares da pele com um bom creme hidratante à noite e beberes muita água durante o dia.

Traduzido e adaptado pela equipa de Sábias Palavras

Fonte: WebMD

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!