Só quem tem um animal de estimação sabe qual é a sensação de chegar a casa e ter um ser que nos ama incondicionalmente à nossa espera e felicíssimo por nos ver. Mas a verdade é que ter um animal de estimação traz muitos benefícios, principalmente para as crianças, quando estas crescem com ele.

Desde ensinar a terem sentido de responsabilidade, até mesmo a terem a capacidade de sentir empatia, os animais são capazes de dar verdadeiras lições de vida e ajudarem a criar fantásticos seres humanos.

Se ainda tens dúvidas, vê só alguns dos benefícios de das crianças que crescem com animais de estimação:

1. Amor incondicional

Eles não são críticos, e, especialmente para crianças, crianças solitárias ou crianças que têm rivalidade entre irmãos ou problemas emocionais, um animal de estimação dá-lhes alguém com quem conversar. Um animal de estimação pode confortar, dar apoio e ouvir os problemas de uma criança sem julgamento. E, ao brincar, pode tornar-se no parceiro e o melhor amigo do teu filho.

2. Ensinar a uma criança que ela não precisa de descarregar a sua raiva ou medo nos outros

Um animal de estimação vai amar o teu filho, independentemente do que ele lhe disser, e será o ser confidente, um lugar seguro para expor verbalmente os seus medos e a sua raiva.

3. Ensinar a ter empatia

O teu filho aprende a ler as necessidades do seu animal de estimação: ele está com fome? Ele precisa ir lá fora? Talvez o animal tenha medo do vento, da chuva ou da neve e precise de ser consolado. Além disso, a empatia é a única habilidade que pode ser ensinada e uma habilidade que os agressores geralmente não têm.

4. Ensinar a ter confiança e responsabilidade

As crianças podem ganhar confiança ao ter a responsabilidade de cuidar de um animal de estimação. Crianças de até três anos podem gerenciar tarefas simples, como encher a tigela de água e comida do animal de estimação. À medida que o teu filho fique mais velho, ele pode arranjar e andar com o animal de estimação.

5. Os animais podem ajudar a socializar as crianças e a aumentar as habilidades verbais

Os animais de estimação não só oferecem apoio social e emocional, mas também suporte de habilidades de linguagem cognitiva para crianças. A simples presença de um animal de estimação fornece estímulo verbal para ajudar o teu filho a praticar a conversa e a socialização com outro ser.

6. Podem ser muito terapêuticos para crianças.

Estudos têm mostrado como animais de estimação podem ajudar a baixar a pressão arterial, acelerar o tempo de recuperação e reduzir o stress e a ansiedade.

Traduzido e adaptado pela equipa de Sábias Palavras / Inspiring Life

Fonte: HuffingtonPost

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!