Usamos nossos sentidos de visão e audição mais do que o tato, mas os humanos podem ter uma necessidade muito real de toque físico todos os dias.

O toque faz parte da proximidade física de duas pessoas que não podemos alcançar à distância. Por esta razão, o toque nos dá a sensação de conexão com as pessoas e com o nosso ambiente.

As crianças precisam de um toque amoroso para se desenvolverem social e fisicamente. Privar uma criança do toque amoroso é visto como negligente.

O psicólogo Harry Harlow estudou macacos bebês que foram privados de comida e do toque de uma mãe e depois tiveram a escolha de comida ou toque. Os pobres e solitários macaquinhos preferiam o toque à comida. Os humanos não são diferentes em nossa necessidade de toque.

Aqui estão cinco razões convincentes pelas quais você precisa ter toque físico todos os dias.

1. Você precisa de toque físico todos os dias para se comunicar

Os seres humanos são seres sociais e o toque é uma parte natural de como nos comunicamos uns com os outros. O toque é geralmente usado para comunicar um significado compartilhado entre duas pessoas.

Pense na última vez que você colocou a mão no braço ou no ombro de alguém. Você estava compartilhando alguma coisa?

O uso do toque comunica um vínculo mútuo sobre sua comunicação e geralmente acontece quando você usa a linguagem para significar algo diferente do uso pretendido.

Quando usamos insinuações, contamos uma mentira inocente, exageramos ou brincamos, usamos palavras como um símbolo de um significado diferente. Esses são os momentos usuais, exceto quando estamos demonstrando afeto, que usamos o toque.

2. Você precisa de toque físico todos os dias para se conectar a outras pessoas

Nosso senso de nosso ser físico é o que nos dá emoções. Esse aperto na barriga é ansiedade, a sensação de calafrios na espinha que você chama de medo, etc. As sensações que sentimos dentro e na superfície de nossos próprios corpos nos ajudam a nos conectar com as pessoas e o mundo ao nosso redor.

Pense em um grande encontro que você possa ter. Se você passasse o tempo todo sorrindo e tendo uma ótima conversa, mas não houvesse absolutamente nenhuma tentativa de tocar seu joelho, mão ou mais, você teria certeza de que ele não está nteressado em você porque não iniciou um toque. O toque nos diz que alguém gosta de nós.

Pesquisadores da revista Virtual Reality que estudam o futuro do toque humano dizem: “Um toque curto por outra pessoa pode provocar fortes experiências emocionais; desde a experiência reconfortante de ser tocado pelo cônjuge até a experiência de ansiedade quando tocado por um estranho.

De fato, o toque humano tem a capacidade de interação interpessoal muito pessoal e muito íntima, e pode potencialmente evocar uma sensação de “proximidade e estabelecer a conexão humana”.

3. Você precisa de toque físico todos os dias para conseguir o que precisa

O toque é uma ferramenta eficaz para convencer as pessoas a fazer o que você precisa que elas façam. O toque comunica a importância de suas palavras e comanda a atenção da outra pessoa. Você está basicamente dizendo ‘Preste muita atenção em mim agora enquanto toca o braço de alguém e fala com eles.

4. Você precisa de toque físico todos os dias para dar e receber energia positiva

Seu toque é poderoso e pode ser pensado como uma forma de transmitir e receber energia de uma pessoa para outra. Quando seu toque transmite afeto ou felicidade, você transmite energia positiva à pessoa que toca. Você também pode sentir a energia positiva vinda de outra pessoa que o toca quando lhe dá amor e felicidade.

5. Você precisa de toque físico todos os dias para curar suas feridas

O toque terapêutico é usado há séculos com massagem, práticas de quiropraxia e afins. Esses tipos de terapias de toque se concentram na cura de nossos corpos, mas o toque terapêutico também pode ser usado para curar nossas mentes.

Terapeutas usam o toque para ajudar a descondicionar as pessoas que sofreram abuso físico, comunicar carinho e energia calma às pessoas durante uma crise suicida, orientar os parceiros durante a terapia sexual, facilitar o vínculo durante as sessões de terapia em grupo e muito mais.

Imagem de Capa: Freepik

VEJA TAMBÉM






Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!