Todos nós já tivemos aqueles dias menos bons em que a única coisa capaz de nos fazer sentir melhor é um abraço de alguém que gostamos. E porque será?

Na realidade, um abraço é das melhores coisas que podemos dar e receber por diversos motivos, desde a sensação de conforto, cuidado, amor, compreensão e muitos outros sentimentos indescritíveis, até aos benefícios mais “científicos”.

Queres saber quais são? Então aqui tens:

1. Equilibra o sistema nervoso

Os minúsculos sensores de pressão em forma de ovo, conhecidos como corpúsculos de Pacnician encontrados dentro da pele, estão ligados ao cérebro através do nervo vago. O que acontece quando a humidade e a eletricidade pairam sobre a pele durante um abraço pode mostrar um estado equilibrado do seu sistema nervoso parassimpático, algo que é alcançado pela coerência psico-fisiológica que é criada quando estás a abraçar alguém apaixonadamente!

2. Reduz os níveis de stress

Abraçar alguém pode aliviar a maioria do stress de forma imediata e eficaz, já que, ao ser abraçado, o nível de cortisol que circula pelo nosso corpo é reduzido tremendamente.

3. Melhora o humor

Quando abraças alguém, começas a aumentar a produção de serotonina no teu cérebro, que é o produto químico essencial que precisas para uma atitude positiva ou bom humor. Isso também aumenta a tua auto-estima.

4. Relaxa o teu corpo

O abraço pode, na verdade, fazer com que os músculos relaxem da melhor forma possível. Ao receber um abraço, os nossos músculos começam a liberar a tensão em todo o corpo.

5. Melhora a saúde do coração

Um estudo realizado pela Universidade da Carolina do Norte – Chapel Hill, sugeriu que os voluntários que tinham pouco ou nenhum contato com os seus parceiros desenvolveram uma frequência cardíaca muito mais rápida de 10 batimentos por minuto, em comparação com os 5 batimentos por minuto daqueles que foram abraçados pelo seu parceiro o tempo todo.

Traduzido e adaptado pela equipa de Sábias Palavras 

Fonte: Higher Perspectives

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!