14 maneiras ‘sutis’ de que ter pais tóxicos afeta você como um adulto

Você tenta ser um bom amigo, paga o aluguel quase sempre em dia e mima muito seu cachorro – em outras palavras, você está indo bem em “áreas” de adulto. Mas você também não consegue ter seu encontro semanal da família sem uma cerveja e um ataque de pânico, e você se desculpa por literalmente tudo.

Então, mesmo quando você está avançando na vida você se sente assim, já pode estar olhando no espelho alguns sinais de que cresceu em uma família tóxica – especificamente com pais tóxicos.

“É normal que os pais cometam erros (afinal, eles são humanos)”, diz Aude Henin , Ph.D., codiretora do Programa de Terapia Cognitivo-Comportamental Infantil do Massachusetts General Hospital.

“No entanto, quando os pais se envolvem consistentemente em comportamentos que desconsideram as necessidades de seus filhos, que são abusivos ou negligentes, que são irrealistas ou perfeccionistas, ou que são superprotetores e controladores, esses padrões de comportamento podem impactar negativamente o crescimento psicológico das crianças.” Em outras palavras, aquele colapso que você teve “sem motivo” no fim de semana passado pode ser mais antigo do que você pensava.

Além disso, pais tóxicos podem assumir várias formas. Alguns são explosivos, estressados e zangados, outros são desdenhosos, frios e distantes. Eles podem ser física ou emocionalmente abusivos.

E quando se trata de sinais tóxicos dos pais, muitas vezes pode ser incrivelmente difícil identificá-los no momento. “Muitas vezes, as pessoas não percebem a gravidade da toxicidade com a qual crescem”, observa Liz Higgins, LMFT-S, fundadora do Millennial Life Counseling .

Às vezes, mesmo quando as crianças são abusadas, elas ainda idolatram seus cuidadores. “As crianças têm visões idealistas dos adultos ao seu redor; os adultos têm uma visão mais clara e senso de realidade. Mas faria muito sentido para mim se alguém não tivesse necessariamente uma consciência cognitiva de que a experiência de sua família de origem era tóxica, porque houve muitos anos em que a dor ou o desconforto de tudo isso era ‘normal’”, disse.

É claro que nem todos com grandes problemas de confiança têm pais tóxicos, e Henin enfatiza que “tóxico” não é um termo clínico da mesma forma que “abuso” é. A melhor maneira de aprender verdadeiramente sobre a dinâmica de sua família é fazendo terapia. Mas se o seu chefe lhe dando um toque construtivo é como ser mandado para o seu quarto quando você era criança, você pode querer verificar estes 14 sinais de que você teve um pai tóxico e isso está afetando você agora.

#1 Você acha difícil relacionamentos de confiança

Sua melhor amiga literalmente nunca mentiu para você, e seu novo parceiro está lhe dando nada além de bandeiras verdes. Mas você ainda não consegue acreditar quando eles dizem que estão aqui para você. Não sentir que pode contar com relacionamentos é um sinal potencial de paternidade tóxica.

#2 Você leva muito a sério a rejeição e o fracasso

Você entra em pânico quando perde um prazo ou tem seu ideia gentilmente recusada por alguém? Filhos de pais tóxicos podem sentir vergonha e mágoa mais extremas do que pessoas cujos pais eram mais amorosos externamente. Rejeição ou ser constantemente rebaixado quando criança pode afetar seriamente sua visão de si mesmo à medida que envelhece.

#3 Você tem reações extremas que o confundem

Aqueles momentos aparentemente aleatórios de chorar quando seu parceiro pede para você encontrá-lo no restaurante em vez do cinema podem não ser tão aleatórios. Estar cercado de abuso quando criança pode tornar os adultos muito propensos a respostas emocionais desproporcionalmente intensas.

#4 Você continua tendo relacionamentos tóxicos

Nós tendemos a aprender sobre amor e relacionamentos através de nossa família, repetindo padrões relacionais, portanto, muito provavelmente, se crescemos em uma família tóxica, acabaremos em relacionamentos tóxicos, a menos que percebamos como nos relacionamos com os outros, como nos relacionamos com nossas próprias emoções e necessidades.

#5 Você tende a colocar suas próprias necessidades emocionais por último

Crescer com um pai manipulador ou que, de outra forma, fazia você se sentir como se não o amasse, sua própria vida emocional pode sempre ter vindo em último lugar na hierarquia da família. Dessa forma, você pode se forçar a ir àquela festa com seu parceiro em vez de fazer seu trabalho, não importa o quanto isso o estresse – mas, ignorar suas necessidades pode gerar muito ressentimento.

#6 Você se sente fora de contato com o seu eu “real”

Muitos filhos de pais tóxicos acham excepcionalmente difícil identificar quem são quando crescem. “Você sente que nunca vai ser o seu eu autêntico , porque se as pessoas conhecessem quem você é de verdade, elas não iriam gostar de você”, diz Ezelle. “Você começa a se tornar um perfeccionista porque não quer decepcionar ninguém.” Às vezes, isso pode significar negar a essência de quem você é.

#7 Sua voz interior é incrivelmente crítica

Outro sinal de que seus pais não cuidaram de você da maneira que se espera é que sua auto-estima sempre parece estar muito baixa. O abuso emocional e verbal quando criança pode parecer de várias maneiras – pense, naqueles momentos em que os pais das pessoas os comparam a irmãos mais velhos “superiores”, dizem que eles nunca serão nada ou os mantêm em padrões impossivelmente altos.

#8 Muitas vezes você se sentiu responsável pelo comportamento de seus pais

Uma característica que parece unir os filhos adultos de pais tóxicos é que a dinâmica familiar é tão arraigada que eles não a consideram anormal; é apenas “como as coisas são”. Isso pode fazer com que você sinta que precisa controlar seu comportamento o máximo possível para evitar as reações deles – o que faz você pensar que é responsável por muitas coisas que estão fora de seu controle.

#9 Você se desculpa o tempo todo

Se seus amigos estão sempre dizendo para você parar de se desculpar – porque não, o mau tempo no seu dia de praia não é culpa sua – isso pode ser um sinal de crescimento com pais tóxicos. Perceba se você está se desculpando porque realmente estragou tudo ou porque algo deu errado que você não pode controlar – e você quer ter certeza de que ninguém está bravo com você por isso.

#10 Você precisa constantemente de validação

Quando um pai tóxico fala com uma criança de maneira humilhante, essa criança fará a transição para a idade adulta querendo sempre uma validação. Assim, você precisa contar com outras pessoas para dizer que está fazendo um ótimo trabalho ou até mesmo que está fazendo a “escolha certa” nas coisas mais básicas.

#11 Você é extra evitante nos relacionamentos

Você pode achar super fácil namorar ou ter uma vida social ativa superficial. Mas quando as coisas começam a ficar mais profundas, você se sente desconfortável e recua.

#12 Você evita seus pais

Alguns sinais de “pais tóxicos” são muito mais fáceis de detectar do que outros, e se você está evitando seus pais a todo custo, é um indicador bastante claro de que algo estava errado durante o crescimento.

#13 Você é excessivamente dependente dos outros

Sentir-se como um amigo carente, exigir aprovação excessiva no trabalho ou falta de limites quando se trata de seus relacionamentos podem ser indicadores de pais tóxicos durante o crescimento.

#14 Você é competitivo com todos

Crescer sentindo que você não é o suficiente pode realmente afetar sua psique. Quando você foi criado para acreditar que não é bom o suficiente, a vida se torna uma competição e você sente que precisa ser melhor do que todos para provar a si mesmo.

Por Bustle

Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras

Imagem de Capa: Reprodução Netflix





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!