“Nunca tenha vergonha de si mesmo. Tenha orgulho de quem você é e não se preocupe com a forma como os outros o veem. ” – Kristen Butler

Na sociedade crítica de hoje, a vida de outras pessoas é frequentemente medida e comparada “à norma”. Tanto é assim, que chega ao ponto de as pessoas realmente terem vergonha de como vivem suas vidas, ou mesmo com quem a vivem.

A verdade é que você NÃO precisa ter vergonha de sua vida, de como a vive ou de com quem a vive.

A parte importante da vida é que você está criando felicidade em si e na vida de outras pessoas. Você não deveria ter que esconder a vida que você vive só porque alguém pode pensar ou dizer que você não deveria, ou não precisa viver dessa maneira.

Aqui estão 12 coisas das quais você não deve mais se envergonhar:

1. Reservar um tempo para cuidar de si mesmo

Em um mundo agitado, é fácil se perder na agitação de fazer coisas para os outros. Você pode passar um dia inteiro certificando-se de que todos que você conhece estão felizes e bem cuidados.

Mas que tal reservar um tempo para você?

O autocuidado, ou mais comumente referido como “tempo para mim”, vem de várias formas. Você pode ir ao extremo e reservar 5 noites de férias em algum lugar, ou pode fazer algo um pouco mais sutil e mimar-se com sua refeição favorita, ler seu livro favorito ou fazer uma massagem. O autocuidado é vital para o bem-estar!

2. Mostrar ou expressar sua emoção

Está se sentindo triste? Talvez um pouco zangado? Você pode até estar em êxtase! Seja o que for que você esteja sentindo, não tenha vergonha de expressá-lo. Pessoas que usam regularmente a terapia cognitiva para entender o que estão sentindo tornam-se mais competentes no controle de suas emoções. Como resultado, eles são menos suscetíveis à manipulação e estados de ânimo negativos.

3. Com quem você passa tempo

Nem todos os seus entes queridos são família. Às vezes, essas pessoas incluem seus amigos e parceiros românticos. Em outras palavras, você decide quem deixa entrar em sua vida e com quem passa a maior parte do tempo.

De acordo com a lei das médias de Jim Rohn, você é mais parecido com as cinco pessoas com quem passa a maior parte do tempo. Se isso for verdade, não seria sábio passar tempo – com orgulho – com as pessoas que você deseja que o tornem uma pessoa melhor?

4. No que você trabalha

Em uma sociedade obcecada com o que você faz para viver e quanto dinheiro você ganha, às vezes pode parecer difícil seguir as aspirações de sua carreira. Pergunte a qualquer estudante de um curso diferente, quantas vezes ele já ouviu: “Você está se formando nisso? O que você vai fazer? Como você vai pagar suas contas?”

Quando você é constantemente bombardeado com ataques à sua escolha de carreira, é fácil ficar desanimado. Lembre-se sempre do que o atraiu para um determinado campo em primeiro lugar, e por que você sente que está contribuindo positivamente para o mundo por meio dessa escolha de carreira.

5. Perdão

Guardar rancor é ruim para seus relacionamentos e saúde. Pode facilmente envolver você no passado em vez do presente e produzir uma infinidade de problemas de saúde.

Nunca tenha vergonha de perdoar ninguém. Perdoar é importante para seguir em frente na vida. O perdão significa que você está se permitindo deixar ir. Você se liberta da escravidão e, de fato, recebe mais um presente do que aqueles a quem você perdoa!

6. Ter esperança

Há um ditado comum que diz que uma pessoa se torna verdadeiramente feliz por três coisas: alguém para amar, algo para fazer e algo para esperar. Os sonhadores entre nós sabem tudo sobre esperança e como é comum ter essa esperança desafiada por pessoas que dizem para você “ser realista” e se preparar para o pior.

Mas, para esses desafiadores, dizemos: “Você pode me chamar de sonhador, mas não sou o único”. O pensamento positivo e esperançoso ainda traz vários benefícios à saúde, incluindo maior expectativa de vida, níveis mais baixos de estresse e melhora as habilidades de enfrentamento. Portanto, em tempos difíceis, mantenha a calma e tenha esperança!

7. Pensar Positivo

Nem todo dia pode ser um bom dia, mas isso não significa que você tenha que deixar a vida chutá-lo enquanto você está para baixo. É impossível prever quando um dia ruim vai chegar, mas pensar positivo durante esses dias ruins o tornará mais resistente na próxima vez que for desafiado por um. Com essa resiliência cada vez maior, você estará percorrendo o melhor caminho possível para sua vida.

8. Ser verdadeiro consigo mesmo

Um dos maiores pesares que as pessoas expressam no leito de morte é não viver uma vida fiel a si mesmas. É fácil se envolver nas expectativas que outras pessoas têm para você e sua vida, mas sempre se resumirá ao que você realmente quer fazer da sua vida.

Abraçar o seu eu único e amar esse eu é uma das coisas mais corajosas que você pode fazer. Não se preocupe com o que os outros pensam. Como diz a canção cativante do Bon Jovi: “é a sua vida. É agora ou nunca.”

9. Seu passado

Em última análise, as provações e tribulações criam experiência e sabedoria. Há muitos solavancos ao longo do caminho da vida, especialmente nas primeiras décadas. Não deixe que esses pequenos obstáculos se transformem em montanhas. Haverá momentos que você gostaria de poder refazer, mas o poder da percepção tardia é que você aprende com seus erros do passado.

Com o passar do tempo, você será capaz de tomar decisões melhores e mais informadas, permitindo-lhe criar uma vida mais feliz e saudável.

10. Seu eu natural

Homens e mulheres estão sujeitos a um tipo de padrão social e muitas vezes podem ficar com vergonha da aparência de seu corpo, com base no que outras pessoas pensam sobre ele. Mesmo se você tentar todas as cirurgias ou soros de ponta, ninguém pode ser um espécime perfeitamente esculpido. Dê um chute a esses rígidos padrões de beleza e abrace seu estado natural, ao mesmo tempo em que busca ser a melhor versão de você.

11. Seus hábitos alimentares

De amantes da proteína animal a veganos e muito mais, as pessoas podem ser muito sensíveis com relação à comida. Algumas pessoas confiam em suas dietas, enquanto outras pulam de superalimento em superalimento tentando encontrar sua próxima dose nutritiva.

Seja o que for que você está comendo, não deixe que os outros o desencorajem de ser consistente com suas próprias crenças. Ouça seu corpo. Ele dirá exatamente de que comida ele precisa, e se você ficar sem saber o que comer a seguir, há muitos recursos disponíveis para ter um plano de refeição perfeito para suas necessidades individuais

12. Fazer o seu melhor

Todos nós queremos viver uma vida feliz e gratificante. Para fazer isso, é necessário um esforço consciente, muita energia e, às vezes, até muito tempo. Esforçar-se para fazer o melhor é sempre um feito admirável e deve ser reverenciado, não desaprovado.

Qualquer pessoa que tente fazer você se sentir envergonhado por se esforçar pode simplesmente ter vergonha de si mesmo por não se esforçar para ser o seu próprio eu ideal.

Entre na liberdade de ser você mesmo. Você pode se livrar da vergonha, independentemente do que as pessoas pensem. Saiba que você está causando um impacto positivo no mundo e que tudo fora dele é estritamente superficial. Brilhe!

Por Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras

Imagem de Capa: Canva

VEJA TAMBÉM






Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!