Relacionamentos românticos são uma parte emocionante da vida. Eles podem ser uma fonte de felicidade, realização, satisfação e motivação. No entanto, às vezes você experimentará comportamentos tóxicos que nunca deve aceitar em um relacionamento.

Estar apaixonado muitas vezes nos faz ceder a coisas que não devemos, prejudicando nossa autoestima e confiança. Você pode pensar que o amor é suficiente para manter seu romance forte, mas nem sempre é esse o caso. Os comportamentos tóxicos podem ser sutis, tornando-os mais difíceis de identificar.

Saber o que procurar pode fazer toda a diferença, pois permite que você se dê tudo o que merece. Identificar os comportamentos permite que você se mova e se proteja. Você merece um relacionamento cheio de amor, compaixão e respeito, e tudo começa ao se afastar da toxicidade.

 11 Comportamentos tóxicos para nunca aceitar em um relacionamento

1 – Qualquer abuso

Abuso nunca é bom, e você deve ir embora após a primeira indicação. Ir embora é mais fácil falar do que fazer, já que muitos abusados ​​optam por ficar.

Todos os tipos de abuso não são saudáveis, incluindo:

  • emocional
  • verbal
  • física
  • sexual

O abuso pode ser fisicamente prejudicial, ou pode ser sutil e destruir sua autoestima. Quanto mais você tolera, pior fica. Isso pode fazer com que você se torne dependente de seu parceiro, dificultando a saída.

2 – Gaslighting

Quando alguém faz você questionar sua realidade, eles estão dando um “gaslighting” em você. A pessoa quer que você se pergunte sobre sua sanidade e experiências para controlá-lo. É um sinal de manipulação emocional, e você não deve deixar ninguém se safar.

3 – Forçando você a ser dependente deles

Às vezes, uma pessoa tóxica o forçará a depender dela, fazendo você se sentir impotente. Eles podem reter dinheiro, acessar documentos essenciais e manter detalhes de você. Isso faz com que você confie neles para tudo o que deseja ou precisa.

Romances tóxicos às vezes envolvem seu outro significativo dizendo que você não pode trabalhar. Eles querem você em casa sem recursos para sair ou fazer melhor. Além disso, eles podem não querer que você tenha um carro e você deve confiar neles para chegar a qualquer lugar.

Se você e seu parceiro decidirem que um de vocês ficar em casa é mutuamente benéfico, é uma história diferente. Torna-se tóxico quando apenas uma pessoa detém todo o controle e impede que você se desenvolva.

4 – Controle e manipulação

Uma pessoa controladora lhe diz o que fazer, mesmo que você não queira. Eles vão querer que você faça o que eles esperam sem resistir ou fazer perguntas. Essa pessoa muitas vezes fica com raiva e dura se você tentar falar sobre isso.

Eles vão manipulá-lo para fazer o que eles querem, fazendo você se sentir culpado ou bombardeando você. É uma situação confusa que faz você sentir que deve ao seu parceiro o que ele quiser. O objetivo deles é fazer com que você pense e se sinta da mesma maneira que eles, não permitindo autonomia.

Alguém assim vai querer decidir tudo por você. Você não poderá escolher nada, inclusive onde vai comer e passar as férias. É uma situação injusta, e você nunca deve aceitá-la.

5 – Argumentos não são resolvidos e se transformam em ataques pessoais

Argumentos estão prestes a acontecer, mesmo em relacionamentos saudáveis. No entanto, como você e seu parceiro lidam com isso pode dizer tudo o que você precisa saber sobre a situação. Se cada discussão se transformar em um ataque pessoal, talvez seja hora de ir embora.

Você não pode resolver um argumento se ele se transformar em um ataque todas as vezes. Isso leva a outros problemas, e os mesmos problemas ocorrerão novamente. Há uma falta de resolução de conflitos, potencialmente causando ressentimento.

6 – Recusar-se a discutir o futuro

Se o seu parceiro não falar sobre seu futuro juntos, isso pode significar que ele não quer pensar sobre isso. Você pode querer um romance de longo prazo enquanto eles não discutem o futuro. É um sinal de que vocês dois querem coisas diferentes.

7 – Guardar rancor

Se o seu outro significativo diz que superou alguma coisa, ele não deve trazer isso à tona continuamente. Seu parceiro deve deixá-lo ir, ou pode causar ressentimento e raiva. Embora possa parecer inofensivo no início, o comportamento tóxico só piorará.

8 – Isolamento

Uma pessoa tóxica o isolará de forma discreta e lentamente dos outros. Eles vão fingir que estão bem com você passando tempo com seus amigos e entes queridos, fazendo pequenas mudanças por um longo período. Antes de perceber o que aconteceu, você se sente desconectado do seu sistema de suporte.

Eles vão inventar desculpas sobre o porquê vocês dois não podem participar de eventos sociais. Às vezes eles vão tão longe a ponto de fazer outros planos sabendo que você tinha outra coisa acontecendo. Eles costumam falar sobre como seus amigos são más influências ou reclamam que sua família os deixa desconfortáveis.

Quando você está com seus entes queridos, uma pessoa tóxica pode ligar para você e querer que você vá embora. Eles alegarão estar doentes ou precisarem de seu apoio enquanto você estiver passando tempo com outras pessoas. Nenhuma dessas situações é aceitável e você não precisa lidar com elas.

9 – Infidelidade

A traição é um sinal de desrespeito e causa falta de confiança. Enquanto alguns casais podem superar a situação e se curar da dor, você nunca deve aceitar o comportamento. Indica que seu parceiro não se importa com seus sentimentos e está interessado apenas em satisfação momentânea.

10 – Não te defender

Ter um parceiro significa que você deve sempre ter alguém ao seu lado. Essa pessoa deve apoiá-lo e defendê-lo sempre que necessário. Se eles não fizerem isso, faz com que você se sinta sozinho mesmo quando estão juntos.

11 – Emitir ultimatos

Uma pessoa tóxica pode lhe dar ultimatos para conseguir o que quer. Quando você não quer fazer algo, eles vão dizer que você tem que fazer ou algo terrível vai acontecer. Não há compromisso porque eles não vão ceder e vão forçá-lo a ouvi-los.

Por que as pessoas às vezes aceitam comportamentos tóxicos em um relacionamento?

Embora seja fácil dizer a alguém para se afastar de uma situação tóxica, nem sempre é fácil. Existem razões pelas quais as pessoas permanecem nessas parcerias, incluindo:

  • trauma de infância
  • estilo de apego inseguro
  • não conseguir obter recursos
  • transtorno de personalidade dependente
  • ligação de trauma
  • não percebendo o que está acontecendo
  • dependência

O que fazer se você experimentar esses comportamentos tóxicos em um relacionamento?

Você deve se defender se seu parceiro se comportar em qualquer um desses traços tóxicos. Você merece mais do que se sentir mal consigo mesmo e com sua vida. Siga estas dicas para se dar uma chance de liberdade e felicidade mais uma vez.

Identifique os problemas

Reconhecer os problemas em seu relacionamento é essencial para aprender a superá-los. Você deve identificar o que faz você se sentir mal com o comportamento do seu parceiro. Caso contrário, você não saberá por onde começar ou o que fazer a seguir.

Discuta os problemas

Depois de identificar os problemas, você deve discuti-los com seu parceiro. Não se contenha, ou você não encontrará a satisfação que merece e deseja. Diga-lhes como você se sente e deixe-os expressar suas preocupações.

Veja se você pode comprometer

Agora que os problemas estão aparentes, você deve determinar se pode chegar a um compromisso. Discuta se há algo que vocês dois podem fazer para melhorar o relacionamento. Você deve concordar com isso, ou não resolverá a situação.

Definir e impor limites de relacionamento

Estabelecer limites é uma das melhores coisas que você pode fazer para se proteger. Pense no que você está disposto a sacrificar e quais coisas você não vai tolerar mais. Pode ajudar se você listar todos os comportamentos que não tolera. Não se esqueça de que seu parceiro também deve ter limites.

Seja honesto consigo mesmo sobre o relacionamento

Durante todo o processo, seja honesto consigo mesmo. Determine se você está feliz o suficiente para tentar salvar seu relacionamento. Você também deve ser honesto sobre se está seguro ou fisicamente em perigo.

Reflita sobre sua vontade de melhorar a situação. Às vezes você descobrirá que seria mais feliz se afastando completamente. Pense nos prós e os contras ao fazer a escolha que é melhor para você.

Converse com alguém em quem você confia sobre seu relacionamento

Estenda a mão para seus amigos e familiares para obter apoio. Eles ouvirão sem julgamento e o ajudarão nos tempos difíceis. Você também pode procurar ajuda profissional se não se sentir à vontade para se abrir com pessoas da sua vida pessoal.

Por Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras

Imagem de Capa: gorynvd por Adobe Stock

VEJA TAMBÉM






Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!