Você sabia que a raiva é uma das emoções mais fáceis de mostrar? Muitas vezes mascara medo, tristeza e depressão profunda. Em vez de admitir essas emoções, algumas pessoas preferem perder a calma.

No entanto, existe tal coisa como indignação justa. É compreensível estar zangado com a injustiça e outras crueldades sem sentido. A raiva muitas vezes inspira as pessoas a fazer as mudanças necessárias em suas vidas ou a ajudar os outros.

Se você não lidar com essa emoção ardente corretamente, ela pode rapidamente se voltar contra você e destruir tudo e todos que você ama.

Dez sintomas de raiva crônica que você não deve ignorar

  1. Raiva crônica que pode durar semanas ou meses

Esse tipo de raiva é profundamente diferente de se agravar e ser curto com alguém.  Muitas vezes é uma raiva explosiva que pode continuar por semanas ou até meses.  Depois de um tempo, você pode afundar em um estado de negação e sentir que sua ira ardente é justificada.

  1. Aumento do temperamento ao longo do dia

Algumas pessoas são mais propensas a perder a paciência do que outras.

É compreensível quando alguém o empurra longe demais, e você tem uma explosão de raiva. Uma pessoa tóxica com problemas crônicos de raiva geralmente permanece nesse nível explosivo. Lidar com sua toxicidade é tão volátil quanto caminhar por um caminho de minas terrestres.

  1. A raiva crônica pode incluir atos de agressão ou violência física

A raiva crônica, a toxicidade e a agressão são uma receita tóxica certa para a violência física.

De acordo com um relatório publicado pela Statistica, 1,31 milhão de casos de crimes violentos foram relatados nos Estados Unidos em 2021. Desses casos, pelo menos 921.505 incluíram agressão agravada.

  1. A raiva pode levar a problemas com a aplicação da lei e os tribunais

De acordo com um relatório da National Statistics, pelo menos uma em cada três mulheres americanas é vítima de violência física. Mais de 20.000 chamadas são recebidas por linhas diretas de violência doméstica em todo o país diariamente. A violência doméstica também se correlaciona com a depressão e o comportamento suicida.

A raiva crônica que leva à violência pode levá-lo a problemas significativos. Você pode ser preso, multado e até mesmo passar um tempo na cadeia. Se esse problema não for abordado, você pode rapidamente se tornar uma pessoa tóxica que acaba na prisão.

  1. Raiva no trânsito que só se intensifica com o tempo

Sejamos sinceros: ninguém gosta de ser cortado no trânsito ou submetido a outra violação da etiqueta de condução. Enquanto alguns motoristas estão apenas distraídos, muitos outros podem ser intoleravelmente rudes. Você não é o único que reagiria com algumas palavras ou gestos de escolha.

Se você perder a paciência e entrar em fúria na estrada, é uma história diferente. Um artigo publicado pela AAA Foundation for Auto Safety afirma que pelo menos 79% dos americanos se envolveram em raiva nas estradas. Essa ação inclui  buzinas incessantes, gestos, gritos e manobras perigosas de veículos.

Esses incidentes só aumentam e se intensificam para a pessoa tóxica com raiva crônica.  Logo, eles não podem ficar atrás do volante sem perder a calma e atacar outros motoristas. A condução agressiva pode causar acidentes e até fatalidades.

  1. A raiva crônica pode levar a um sistema imunológico enfraquecido

Essas constantes explosões de raiva mantêm seu corpo em modo de sobrevivência. O excesso de fluxo de hormônios do estresse pode eventualmente levar a danos sistêmicos e um sistema imunológico enfraquecido. A imunidade mais baixa pode aumentar suas chances de desenvolver certas doenças e morte prematura.

  1. Desconexão e relacionamentos conturbados

Passar tempo com uma pessoa tóxica que está sempre perdendo a paciência é difícil. Você sente que deve andar sobre cascas de ovos para evitar invocar sua ira. Consequentemente, você evita esse indivíduo, tanto quanto possível.

  1. É mais provável que você guarde rancor

Quando alguém te machuca ou trai, é natural ficar triste e com raiva. No entanto, pode rapidamente se transformar em amargura, levando a um vórtice descendente de depressão e raiva crônica. Guardar rancor cria toxicidade e impede que você se cure e continue com sua vida.

Quatro maneiras fáceis de encontrar a paz se você luta com a raiva crônica

  1. Reconheça os gatilhos de sua raiva crônica

Aprenda a reconhecer esses gatilhos e como você pode evitá-los da melhor forma.  Você pode precisar fazer algumas  mudanças de estilo de vida ou decisões difíceis.  Evitar gatilhos emocionais pode ajudar a minimizar suas chances de explosões e se tornar uma pessoa tóxica.

  1. Encontre uma saída para evitar a raiva

O exercício é uma excelente saída para a sua ira. Pular corda ou tirar sua raiva em um saco de pancadas pode ser benéfico. Não só você vai liberar a energia negativa, mas você vai ter o seu corpo em melhor forma.

  1. Tente uma prática consciente

Da próxima vez que seu temperamento se inflamar, considere fazer algo para se acalmar.  Encontre um  lugar tranquilo para meditação e exercícios de respiração profunda.  Movimentos conscientes como yoga ou tai chi também podem acalmar seu fogo emocional.

Outra ferramenta a considerar é escrever em um diário. Em que situações você pode estar que fizeram você querer explodir? Em vez de vomitar palavras ofensivas para alguém, escreva-as em seu diário.

Ao refletir sobre entradas passadas, você pode notar padrões em sua vida que precisam ser melhorados.

  1. Converse com alguém sobre a raiva crônica

Não é um sinal de fraqueza pedir ajuda quando você está lutando com um problema.   Considere conversas significativas com seu parceiro e família.

Ter uma perspectiva diferente pode abrir sua mente para melhores habilidades de enfrentamento.

Você também pode conversar com um amigo de confiança, líder espiritual ou profissional de saúde mental. Quanto mais cedo você reconhecer seu problema e obter ajuda, melhor.

Muitas vezes, compartilhar o que está em sua mente pode aliviar e diminuir suas chances de ser uma pessoa tóxica.

Por Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!