Quer ter mais paz interior, felicidade, leveza, tranquilidade? Esses são estados que todos nós procuramos para viver a vida. Mas, muitas vezes, a vida corrida, a ansiedade, o estresse do dia a dia, as pessoas negativas e os nossos desafios parecem sugar nossa energia e nos afastar desse estado até com certa facilidade.

Porém, existem diversas estratégias e maneiras de manter uma mente positiva. Acessando boas emoções e colhendo os frutos que isso é capaz de trazer para a nossa qualidade de vida. Sendo assim, eparamos algumas dicas simples, que você pode por em prática a partir de hoje, para se conectar com a sua paz e te ajudar a voltar para ela o mais rápido possível quando as coisas não parecerem tão fáceis ou boas.

1. Esteja no momento presente

Essa pode parecer muito clichê, mas é realmente um exercício (sim, um exercício que requer consistência, foco e atenção) poderoso. Preocupar-se muito com o passado, os erros, aquilo que não deu certo pode tirar a sua paz. No entanto, você pode simplesmente entender o que aprendeu com aquilo e buscar soluções no presente. O que aconteceu, aconteceu – busque como ser uma pessoa melhor a partir daquilo e siga em frente!

O mesmo vale para o futuro. Preocupar-se demais com o que virá nos limita vivenciar o agora e frequentemente, nem imaginamos o que poderá acontecer. Tudo pode mudar de um minuto para o outro – então, aprenda a liberar a necessidade de controle o tempo todo!

2. Seja grato

Praticar a gratidão, reconhecendo verdadeiramente (e diariamente) aquilo que você tem de bom é um dos exercícios que mais trazem satisfação e paz interior, além de te conectar com a abundância que é sua por direito! Estar satisfeito com a própria vida também te coloca em um lugar de confiança de que tudo sempre acontece da melhor maneira e de que você é capaz de conquistar muita coisa apesar dos desafios.

3. Separe um tempo para você

Cuide de si mesmo, se mime, faça coisas que te fazem bem. Isso recarrega as energias, estimula a criatividade, otimismo, traz a consciência de que você é importante e te conecta consigo. Muitas vezes o estado de não ter paz interior vem porque não estamos respeitando nosso ritmo, nossas verdadeiras necessidades intrínsecas e nossos valores. Então, busque formas diferentes de olhar para si mesmo, reconhecendo os seus potenciais, suas conquistas e o ser humano único e incrível que você é.

4. Medite/pratique a atenção plena

Essa dica está relacionada à primeira, estar no momento presente. É uma forma de silenciar pensamentos e emoções, se conectar com eles de uma maneira mais consciente e transmutar aquilo que for negativo. Além disso, a meditação traz inúmeros benefícios mentais e emocionais como: a resiliência, diminuição do estresse e da ansiedade, aumento de foco, etc. E com isso, suas tarefas diárias acabam sendo executadas com muito mais tranquilidade e as perturbações não afetam tanto quanto afetam uma mente estressada.

5. Libere ressentimentos, mágoas, raiva – Perdoe!

O verdadeiro perdão é um dos sentimentos que mais pode liberar caminhos em nossas vidas. Guardar mágoas e ressentimentos, e ficar alimentando-os (mesmo que de forma inconsciente) bloqueia a nossa energia, nos impede de focar no que importa realmente e tira a nossa paz interior. Perdoar é algo que fazemos por nós mesmos e não pelo outro. E talvez você precise até SE perdoar. Tenha autocompaixão. Aprenda como você se tornou melhor com isso, as virtudes que desenvolveu, e deixe ir!

6. Tenha auto-responsabilidade e aceite o que você não pode mudar

Muitas coisas não estão no nosso controle e a tarefa desafiadora é liberar essa necessidade de controle que a maioria de nós tem. Tenha autorresponsabilidade por aquilo que atraiu para sua vida. E se você já fez o que podia, entregue, libere e siga em paz.

7. Mantenha sua mente ocupada com coisas boas

Nosso cérebro é como uma máquina de resolver problemas. Sendo assim, se você não dá para ele sonhos, metas, coisas que quer conquistar e realizar, pode ter certeza de que ele criará problemas e desafios para exercer a sua função.
Então, preencha sua mente com positividade, foque em como quer se sentir. Sua mente fará de tudo para te guiar a esse caminho!

8. Evite pessoas negativas (e também não seja uma delas!)

Elas podem ser um veneno para a sua paz interior! Pois além de drenarem a sua energia, elas te lembrarão de quão ruins as coisas podem ser, mesmo que você acredite e tente focar no oposto. Portanto, se não são pessoas das quais você quer distância, seja você o ponto de luz na vida delas, trazendo-as para o positivo ao invés de se deixar ir para o negativo.

9. Cultive bons relacionamentos

Ter com quem contar nos momentos difíceis, pessoas que te trazem momentos de alegria, que te fazem sentir parte de algo, amado, querido e respeitado são ótimos combustíveis para se ter paz interior e para uma vida saudável em todos os níveis (físico, energético, emocional e mental). Pratique a empatia e você atrairá pessoas que se conectam com essa mesma vibração e te ajudarão quando você precisar!

10. Procure ajuda

A maioria de nós tem uma grande resistência em pedir ajuda. Seja para pessoas amadas ou para um profissional (psicólogo, terapeuta, etc). Porém, muitas vezes, uma pessoa com uma visão diferente, desassociada de emoções e pensamentos que passam dentro de nós, pode trazer novos caminhos, estratégias e uma forma mais leve de lidar com os nossos desafios pessoais. Além disso, só por “botar pra fora”, já estamos organizando o turbilhão de coisas que se passam dentro de nós. E aí, com clareza, fica muito mais fácil resolver. E como sempre falamos aqui, você não está sozinho!

Por fim, tudo começa dentro de você! E acima de tudo, lembre-se que a paz interior vem de dentro para fora e só depende de você! A paz no mundo externo dificilmente será atingida se, por dentro, existir um caos instalado.

E aí, por onde você decide começar?

Por: Érika Rossi

Imagem de capa: Miguel Constantin Montes no Pexels

VEJA TAMBÉM




Érika Rossi
Érika Rossi é terapeuta ThetaHealer (com 4 certificações pelo THInK®), coach de liberdade emocional, certificada em Psicologia Positiva. Ajuda pessoas a despertarem o seu poder pessoal desbloqueando emoções e tudo aquilo que as impede de viver uma vida mais feliz. Formada em Farmácia-Bioquímica pela USP e experiência acadêmica na Aarhus Universitet (Dinamarca), trabalhou em 2 das maiores multinacionais farmacêuticas e hoje faz da sua paixão de ajudar e inspirar pessoas o seu trabalho atual. Acredita que a consciência e harmonia interna a nível mental, emocional, física e espiritual são capazes de gerar grandes trasnformações internas e nos permite realizar os nossos maiores sonhos.