A dopamina é um neurotransmissor poderoso no cérebro. É o químico cerebral diretamente responsável pela motivação e foco.
Contudo, a dopamina pode ser aumentada. Dessa forma, você pode efetivamente melhorar sua motivação, foco e humor tomando medidas naturais para aumentar os níveis de dopamina no seu cérebro.
Portanto, neste artigo, iremos compartilhar dez maneiras de aumentar os níveis de dopamina e aumentar a produtividade:
1. Não fique viciado
Muitas pessoas se tornam viciadas em algo porque isso lhes dá alguma gratificação instantânea. Drogas, álcool, sexo, pornografia, compras e outros comportamentos viciantes têm o efeito oposto nos níveis de dopamina a longo prazo.
Dessa maneira, quando ficamos excessivamente viciados em algo, o “circuito de recompensa” do nosso cérebro entra em overdrive e ansiamos pela “dose rápida”.
Por isso, essa não é uma solução viável para a produção de dopamina, que pode e deve ser feita naturalmente.
2. Lista de verificação de pequenas tarefas
A dopamina aumenta quando somos organizados e terminamos as tarefas. Então, não deixe seu cérebro se preocupar com coisas que precisam ser feitas. Em vez disso, escreva essas tarefas e marque-as individualmente.
Foi demonstrado que é mais satisfatório para os níveis de dopamina do cérebro quando marcamos fisicamente algo da nossa lista de tarefas. Além disso, escreva e marque as coisas, independentemente de você conseguir se lembrar mentalmente das tarefas.
3. Crie algo
Os escritores, pintores, escultores, poetas, cantores, dançarinos e outros artistas, podem se identificar com isso. Quando estamos no modo criativo, podemos ficar hiperfocados. Desse modo, podemos entrar em um estado chamado fluxo.
A dopamina é o produto químico cerebral que nos permite atingir esse estado. A lição é esta: adote um hobby ou atividade em que você realmente crie algo tangível.
Portanto, tente algo como artes e ofícios, conserto de automóveis, desenho, fotografia ou algo interessante.
4. Exercício
Já discutimos repetidamente a importância e os benefícios do exercício físico, e adicionaremos a esta lista novamente. Então, o exercício não só nos ajuda a aliviar o estresse, alcançar melhor saúde física e nos tornar mais produtivos, como também aumenta nossos níveis de dopamina.
Dessa forma, o exercício aumenta vários neurotransmissores, como serotonina, endorfinas e dopamina. E o mais interessante é que ele não precisa ser intenso: atividades simples, como uma caminhada ou subir escadas, já são suficientes para liberar dopamina.
5. Faça uma sequência
Assim como criar uma lista de tarefas, começar uma sequência é uma ótima maneira de aumentar os níveis de dopamina.
Tenha um calendário específico para esse propósito: anote sua meta e os dias da semana ou do mês em que ela está programada. Por exemplo, se você treina na segunda, quarta e sexta, marque esses dias no calendário do mês.
Portanto, ao terminar um treino, marque-o no calendário. Mantenha uma sequência e você manterá a dopamina chegando.
6. Aumentar a tirosina
Nenhum dos produtos químicos que compõem a dopamina é mais importante do que a tirosina. Na verdade, a tirosina é considerada o bloco de construção da dopamina.
Portanto, você deve obter o suficiente dessa proteína. Há uma grande lista de alimentos que aumentam a tirosina, incluindo:
- Amêndoas
- Abacates
- Bananas
- Carne bovina
- Frango
- Chocolate
- Café
- Ovos
- Chá verde
- Leite
- Melancia
- Iogurte
7. Ouça música
Você já se perguntou por que a música faz você feliz? Podemos estar deprimidos em um momento, mas quando colocamos nossa música favorita, começamos a nos sentir bem.
A razão para isso é que ouvir música aumenta os níveis de dopamina.
Especialistas apontam que ouvir música tem o mesmo efeito que comer nossas comidas favoritas ou assistir nosso programa de TV favorito. Dessa maneira, quando estiver se sentindo para baixo, coloque algumas de suas músicas favoritas e curta.
8. Medite
Assim como com os exercícios, estamos descobrindo mais e mais benefícios na meditação.
Como discutimos, o cérebro humano é suscetível a uma variedade de vícios. Um outro hábito viciante que temos é pensar demais.
Pensar demais não é apenas um hábito de distração, é também uma compulsão genuína que nos deixa em um estado desconcertante, ao mesmo tempo em que tem um efeito negativo em nosso desenvolvimento espiritual.
Além disso, está comprovado que a oração e a autorreflexão aumentam os níveis de dopamina.
9. Tome suplementos
Embora existam ótimas maneiras de aumentar os níveis de dopamina, às vezes enfrentamos uma crise de tempo. Felizmente, suplementos naturais no mercado demonstraram aumentar os níveis de dopamina.
10. Limpeza tóxica
Por mais milagrosos que nossos corpos sejam, acumulamos toxinas e bactérias que são ruins para nós. Endotoxinas são do tipo que podem fazer com que nossos sistemas imunológicos fiquem descontrolados, e também restringem a produção de dopamina.
Portanto, para ajudar a limpar o intestino de endotoxinas, coma alimentos fermentados, durma o suficiente e resista à vontade de comer alimentos gordurosos ou açucarados.
Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras
Imagem de Capa: Canva