Não existe “trabalho” mais difícil e exigente do que ser mãe. Aliás, é por isso mesmo que  algumas mulheres falham redondamente nesse papel. Contudo, aquelas que realmente nasceram para serem mães, fazem-no com dedicação, amor, empenho e muita força, tentando ensinar aos seus filhos todos os melhores valores para que estes cresçam responsáveis, felizes e seguros.

Apesar dos filhos nem sempre saberem dar valor às mães, mais tarde ou mais cedo, estes acabam por perceber realmente tudo o que estas fizeram por eles, e tudo o que eles aprenderam apenas por terem sido criados por uma mãe forte, tal como:

1. Aprendes o valor da independência

Não precisas de um homem para te salvar ou alguém para cuidar de ti. Aprendes pelo exemplo da tua mãe que és capaz de viver uma vida plena e feliz sem teres que compartilhá-la com outra pessoa. Aprendes que podes construir uma casa, criar filhos, cozinhar e tratar das lides domésticas enquanto tens uma carreira próspera. Praticamente aprendes a ser uma super mulher.

2. Aprendes o significado do amor incondicional

Vês a tua mãe a sacrificar o seu tempo, saúde e juventude para ti e para os teus irmãos (caso tenhas), mas ela nunca reclamou ou regozijou sobre o quanto ela está a sofrer ou do quanto ela está a fazer. Ela sempre tem um sorriso no rosto e está feliz por dar mais e mais de si mesma. Ela ensinou-te como é o amor desinteressado e incondicional, e tu sabes que não conseguirás encontrar esse amor em nenhum outro lugar.

3. Aprendes a amar-te

Aprende a afastares-te das coisas que não são para ti, aprendes a continuar, mesmo quando o mundo inteiro está contra ti, e aprendes a acreditar em ti mesma quando todos os outros duvidam de ti. Aprendes que notas más, corações partidos e fracassos não te definem, mas sim a forma como te recuperas de todos os contratempos e o quanto lutas pela vida que desejas.

4. Aprendes que podes ser forte e suave ao mesmo tempo

Mães fortes são geralmente muito sensíveis, elas apenas escondem melhor, mas tu viste a  tua mãe a chorar silenciosamente pela tua dor, ou a ficar acordada a noite toda a cuidar de ti quando estavas doente, ou as noites em que ela não conseguia dormir porque algo te estava a incomodar. A maneira como ela te abraça quando estás triste mostra compaixão e ternura incomparáveis ​​e, às vezes, num canto sossegado, tu vês-la a derramar algumas lágrimas.

5. Aprendes que não é fácil ser mulher

Aprendes que a tua opinião será desprezada, que não serás levada a sério quando estiveres a falar a sério, mas também aprenderás que podes destacar-te na multidão e forçar todos a ouvirem a tua voz e a aceitar as tuas ideias. Aprendes que o que não mata te torna mais forte.

6. Aprendes a nunca olhar para trás

Aprendes a deixar todos os “e se” e “poderia ter”. Aprendes a não olhar para trás e a te perguntares por que é que a vida virou de cabeça para baixo. Continuas a olhar para a frente e deixas o passado se redimir. Aprendes que tudo o que aconteceu te levou para onde pertences, mesmo que não seja nada que tenhas desejado.

7. Aprendes a importância da paciência e da fé

Aprendes que Deus está a cuidar de ti e das tuas lutas, que tudo ficará bem no final. As tempestades passarão e amanhã é um novo dia. Aprendes a ser paciente com a vida, paciente com o tempo, paciente com o sucesso e paciente com os problemas. Aprendes que paciência é força.

8. Aprendes a criar a tua própria felicidade

Podes encontrar felicidade numa vida difícil. Ainda podes ser feliz, mesmo se estiveres a carregar o peso do mundo nos teus ombros.

9. Aprendes que ela ainda sabe mais sobre o amor do que tu

Mesmo sendo de uma geração diferente, mesmo que não gostes das suas escolhas de amor, se ela não aprova alguém, é melhor ouvi-la. Ela sabe o que está a dizer; Além disso, ela não te quer ver com o coração partido.

10. Aprendes a ser uma boa mãe

Foste criada por uma mãe que te mostrou como realmente cuidar de uma família, que te mostrou que o trabalho árduo vale a pena, que mostrou que podes amar alguém incondicionalmente. Ela mostrou como ser protetora, amorosa, bondosa, compassiva, forte e resiliente. Ela estava a lidar pelo exemplo e, sabendo ou não, tu estás a seguir os passos dela, um de cada vez.

Traduzido e adaptado pela equipa de Sábias Palavras

Fonte: Thought Catalog

COMPARTILHAR

VEJA TAMBÉM





COMENTÁRIOS




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!