Reflexão

Você nunca saberá quantas vidas transformou, mas elas saberão

É tão bonita a correnteza da vida, quando se lança o bem por aí. A gente nem imagina, nem percebe, mas o tanto de positividade que conseguimos espalhar sendo felizes e generosos é inacreditável. Se o mal é capaz de atingir o outro, o bem tem um raio de alcance muito maior, porque ele muda vidas para melhor. Isso fica na memória de quem foi atingido pela generosidade alheia.

Ninguém precisa ser alguém importante ou conhecido para alcançar vidas outras.

Às vezes, um bom dia sorridente que recebemos de um desconhecido, na rua, muda nosso ânimo. Porque o bem, o que é bom, tem um poder incrível de ocupar espaços vazios ou preenchidos por sentimento ruim. O bem é mais forte, é mais poderoso, é mais capaz de mudar a gente para sempre.

Sabe-se lá por quê, mas costumamos guardar o que fez mal por mais tempo do que deveríamos. Uma palavra atravessada que recebemos no trabalho, por exemplo, parece grudar em nós e nos fazer esquecer todos os momentos bons daquele dia. É que a gente sempre espera o melhor das pessoas, a gente acha que o coração de todo mundo é igual ao nosso – e daí a gente se decepciona.

Por isso é tão importante espalharmos positividade por aí, para que consigamos anular essa tristeza que quer impregnar os sentimentos das pessoas. E podemos fazer isso em nosso trabalho, em casa, na rua, onde estivermos.

Sempre haverá alguém que mudará seu humor, suas perspectivas, sua energia, caso seja tocado pelo que somos e ofertamos enquanto existimos por aí.

Quem nunca teve um professor, um chefe, um amigo, colega de trabalho, um vizinho que transformou a sua visão de mundo, a sua humanidade, a sua coragem de existir, a sua vida enfim? São pessoas que se doam, compartilham, que são verdadeiras e generosas, pessoas lindas. Mal sabem o tanto de vidas que transformam e iluminam. Vidas que jamais esquecerão o que receberam. Vidas que serão gratas pelo resto de suas vidas.

Por: Prof. Marcel Camargo

Imagem de destaque: Erika Giraud de Unsplash

APROVEITE PARA VISITAR O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO SÁBIAS PALAVRAS

Prof. Marcel Camargo

Graduado em Letras e Mestre em "História, Filosofia e Educação" pela Unicamp/SP, atua como Supervisor de Ensino e como Professor Universitário e de Educação Básica. É apaixonado por leituras, filmes, músicas, chocolate e pela família.

Recent Posts

Regra dos 21 segundos: o que os cientistas dizem sobre o ‘tempo ideal para fazer xixi’

Você já cronometrou quanto tempo leva para urinar? Pode parecer estranho, mas a ciência tem…

14 horas ago

Trump é chamado de “desgraça internacional” após ser flagrado ‘cochilando’ no funeral do Papa Francisco

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de 78 anos, foi até a Cidade do…

17 horas ago

‘Grande apagão’ paralisa Portugal, Espanha e outros países da Europa nesta segunda-feira: O que se sabe até agora?

Na manhã desta segunda-feira (28), a população de Portugal e da Espanha foi surpreendida ao…

18 horas ago

Sua vida está travada? Veja o que a bagunça da sua casa revela

Você já parou para pensar que o estado da sua casa reflete diretamente o seu…

4 dias ago

Este é o ‘maior sinal’ de que o divórcio está próximo, segundo psicóloga especialista em relacionamentos

Você já parou para pensar que um pequeno detalhe no modo como você se comunica…

4 dias ago

Congressista americana provoca indignação ao afirmar que “o mal está sendo derrotado pela mão de Deus” após morte do Papa Francisco

Na manhã de segunda-feira (21/04), o Vaticano anunciou a morte do Papa Francisco, aos 88…

4 dias ago