Interessante

Pesquisadores revelam que perder um cachorro pode ser tão difícil quanto perder um ente querido

Se você já amou e perdeu um cachorro antes, sabe que é uma experiência angustiante. Afinal, um animal de estimação não é apenas um animal que você possui. Em vez disso, é alguém que você considera membro de sua família.

Você compartilha um vínculo especial com eles e eles se tornam seus melhores amigos e companheiros. Perder um cachorro pode trazer profunda tristeza.

Muitas vezes, os donos de cães precisam de tempo para lamentar e processar a perda de seus amados animais de estimação antes de poderem seguir em frente. Aqueles ao seu redor que não experimentaram essa dor podem não entender. Eles podem dizer a um “pai de estimação” em luto para superar isso, já que é “apenas um cachorro”. No entanto, isso só serve para piorar a dor.

Agora, a ciência provou que o luto pela perda de um cão muito querido não é algo incomum e é, de fato, uma experiência real e válida. Na verdade, esta pesquisa sugere que superar a morte de um animal de estimação falecido pode ser mais difícil do que curar a morte de um humano.

Aqui está o que aprendemos com este estudo sobre por que pode ser tão difícil superar a perda de um cachorro .

5 razões pelas quais perder um cachorro é tão difícil quanto perder um ente querido

1. União

De acordo com o Jornal Oficial do Estudo de Comportamento e Evolução Humana, criamos laços com nossos filhotes que são muito comparáveis ​​aos laços que formamos com as pessoas.

Nossos cérebros interpretam essas atividades de vínculo da mesma maneira. Em outras palavras, nossos corpos produzem os mesmos hormônios quando nos relacionamos com cães e pessoas.

É por isso que seus filhotes começam a parecer uma família para você. Estão ocorrendo os mesmos processos químicos que ocorreriam se você estivesse falando com um membro da família! Ao perder um cachorro, você deve abandonar uma criatura com a qual está profundamente ligado.

2. Luto

Portanto, estabelecemos que você se relaciona com cães e humanos da mesma forma. Mas quando um companheiro canino morre, você não pode chorar por ele como faz pelas pessoas. Quando um ser humano próximo falece, você pode procurar terapia ou aconselhamento, ter o apoio de amigos, familiares e entes queridos e realizar ou comparecer a um funeral.

Mas quando um cachorro morre, você deve seguir em frente o mais rápido possível, porque isso é o que os outros consideram aceitável. Não se pode recusar eventos sociais ou ter um desempenho mais lento no trabalho porque, segundo o Telegraph, outras pessoas não veem a perda de um animal de estimação como algo que valha a pena lamentar.

Além disso, frequentar terapia para tal pode resultar em repercussões sociais negativas. Isso pode tornar difícil conciliar a morte de um animal de estimação e encontrar um encerramento para que você possa seguir em frente.

3. Amor e conforto

Quando seu animal de estimação morre, você não está perdendo apenas um cachorro. Você está perdendo os sentimentos que sentia por eles. Você está perdendo o amor deles, o conforto que sua presença proporciona e o companheirismo que eles proporcionam. Isso é muito a perder de uma só vez, fazendo você se sentir muito vazio.

Além disso, os cães dão aos seus pais e mães humanos o tipo de amor incondicional que você não encontra nas pessoas. É um amor que dói perder.

4. Memórias e Rotinas

Se você tivesse um cachorro, provavelmente ele morava com você; você passou a maior parte do tempo em casa com eles por perto. Quando eles morrem, sua casa fica diferente.

  • Longe vão as rotinas com as quais você estava acostumado – alimentar seu filhote ou levá-lo para passear.
  • Você não os ouve mas correndo pela casa, nem os sente quando pulam em seu colo para um abraço.
  • Isso pode fazer você se sentir perdido, especialmente se você for um dos muitos donos de animais de estimação cuja rotina diária sempre envolveu seus animais de estimação.

Você pode continuar executando automaticamente tarefas ou ações que só seriam aplicadas se seu cachorro ainda estivesse por perto. Isso torna ainda mais difícil seguir em frente.

5. Culpa

Às vezes, uma decisão sobre a vida do seu cão é colocada em suas mãos. Se eles estivessem sofrendo, talvez você tivesse que decidir que era hora de colocá-los para dormir. Embora você tenha feito a melhor escolha para seu filhote, você ainda pode se sentir culpado pelo que aconteceu.

Carregar essa culpa pode tornar a despedida ainda mais difícil. Você pode sentir que deveria ter feito mais – mesmo quando não havia mais nada que pudesse fazer.

Então, o que tudo isso significa?

Perder um cachorro – ou qualquer animal de estimação – será doloroso. Lembre-se de que seus sentimentos são válidos e que não há problema em lamentá-los. E se outras pessoas não entenderem, diga-lhes que seus sentimentos são respaldados pela ciência!

Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras

Por Power of Positivity 

Imagem de Capa: Canva 

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

8 Situações que despertam sensações estranhas — e você nem sabe explicar o porquê

Alguns momentos da vida carregam uma energia difícil de descrever. Eles não são necessariamente bons…

1 hora ago

7 perguntas inteligentes que “desmontam” uma mentira – sem que o mentiroso perceba

Mentir é uma técnica de comunicação que muita gente conhece bem — mas sustentar uma…

1 hora ago

Coloque a data do seu aniversário no ChatGPT junto com alguns prompts e descubra revelações surpreendentes sobre a SUA vida

Desde que o ChatGPT foi lançado, ele vem se tornando uma ferramenta indispensável -seja para…

1 hora ago

5 erros de cabelo que te deixam com aparência mais velha (e como evitar cada um deles)

O cabelo é uma das primeiras coisas que chamam atenção na sua aparência. Ele pode…

1 hora ago

Homem com ‘pior caso’ de crescimento de nariz já visto por médicos afirma que não conseguia nem beijar a esposa

Com os anos de vida passados e o envelhecimento, este idoso escocês foi surpreendido com…

1 hora ago

Vídeo: Padre é flagrado com noiva de fiel na casa paroquial de igreja em Nova Maringá (MT): “Olha, que bonitinha, escondidinha”

Recentemente, imagens gravadas flagraram o padre Luciano Braga Simplício na casa paroquial de Nova Maringá…

2 horas ago