Com os anos de vida passados e o envelhecimento, este idoso escocês foi surpreendido com mais do que cabelos grisalhos e rugas. De forma totalmente inesperada, o seu nariz não parou mais de crescer.
Gerard McAliece, de 68 anos, de Kilmacolm, Escócia, começou a notar mudanças sutis em seu nariz há cerca de seis anos. No início, ele ignorou, pensando que era apenas parte do envelhecimento. Mas, com o passar do tempo, as mudanças começaram a se tornar impossíveis de ignorar.
“Continuou crescendo e crescendo e, na medida do possível, tentei ignorá-lo.”, disse Gerard.
O aposentado começou a perceber que as pessoas o encaravam quando ele saía de casa, lembrando: “Sim, as pessoas começaram a olhar fixamente, e algumas desviavam o olhar, mas a minha visão era: este sou eu. Aceite-me como eu sou.”
Mas com o tempo, o nariz dele ficou tão grande que ficou pendurado sobre sua boca, dificultando comer, beber ou até mesmo demonstrar afeto à sua esposa, Carol. “Eu não conseguia beijá-la direito há anos.”, relatou.
Os médicos acabaram diagnosticando-o com rinofima, uma doença de pele rara causada pelo crescimento excessivo de glândulas sebáceas e tecido conjuntivo no nariz. Apesar da gravidade, Gerard inicialmente teve dificuldade para obter ajuda.
Ele explicou: “Quando fui ao médico, vi um locum. Eles perguntaram se eu conseguia respirar e eu disse ‘sim’, e eles responderam: ‘então está tudo bem’. Depois disso, não conversei com meu clínico geral, pois não achei que eles fariam nada a respeito, pois considerariam isso apenas estético.”
No entanto, sua esposa Carol decidir intervir, entrando em contato com a Ever Clinic em Glasgow depois de ler sobre o trabalho deles com outros pacientes com rinofima.
Ao receber Gerard, a equipe ficou surpresa com a gravidade do seu estado e não hesitaram em realizar uma complexa operação de quatro horas, liderada pelo especialista Dr. Cormac Convery, no qual removeram o excesso de tecido e remodelaram seu nariz.
Gerard disse: “Eles disseram que era o maior trabalho que já haviam feito e que seria um verdadeiro desafio, mas que, com sorte, conseguiriam fazê-lo em uma sessão, o que conseguiram. Os resultados, é claro, mudaram minha vida.”
Ele acrescentou: “O resultado foi fantástico. Mudou completamente a minha vida. Carol diz que voltei a ser o homem que eu era. Agora estou conversando com as pessoas, tomando uma cerveja e aproveitando refeições em restaurantes, algo que não fazíamos há anos.”
O diretor administrativo da Ever Clinic, Jonathan Toye, disse: “Gerard foi facilmente o caso mais avançado de rinofima que vimos na Ever Clinic. Infelizmente, ele teve dificuldade para encontrar a ajuda de que precisava no NHS, e vemos isso com muita frequência.”
Gerard agora espera que sua história incentive outras pessoas a buscar ajuda o mais rápido possível, mesmo que sejam menosprezadas. “Se houver alguém na mesma situação que eu, meu conselho seria: não espere. Simplesmente faça.”
Imagem de Capa: Arquivo Pessoal/Ever Clinic
Quem tem gato já passou por essa cena: você vai se deitar e percebe que…
A ideia de uma Terceira Guerra Mundial sempre esteve mais na ficção do que na…
Nem todo interesse é declarado em palavras. Muitas vezes, o desejo aparece de forma silenciosa,…
Recentemente, um incidente perturbador voltou a colocar sob os holofotes o debate sobre segurança e…
A Netflix amplia seu catálogo de produções internacionais nesta semana com a estreia de “Amar,…
Uma ‘modelo’ e influenciadora digital conquistou milhões de seguidores nas redes sociais, onde muitas pessoas…