Com os anos de vida passados e o envelhecimento, este idoso escocês foi surpreendido com mais do que cabelos grisalhos e rugas. De forma totalmente inesperada, o seu nariz não parou mais de crescer.
Gerard McAliece, de 68 anos, de Kilmacolm, Escócia, começou a notar mudanças sutis em seu nariz há cerca de seis anos. No início, ele ignorou, pensando que era apenas parte do envelhecimento. Mas, com o passar do tempo, as mudanças começaram a se tornar impossíveis de ignorar.
“Continuou crescendo e crescendo e, na medida do possível, tentei ignorá-lo.”, disse Gerard.
O aposentado começou a perceber que as pessoas o encaravam quando ele saía de casa, lembrando: “Sim, as pessoas começaram a olhar fixamente, e algumas desviavam o olhar, mas a minha visão era: este sou eu. Aceite-me como eu sou.”
Mas com o tempo, o nariz dele ficou tão grande que ficou pendurado sobre sua boca, dificultando comer, beber ou até mesmo demonstrar afeto à sua esposa, Carol. “Eu não conseguia beijá-la direito há anos.”, relatou.
Os médicos acabaram diagnosticando-o com rinofima, uma doença de pele rara causada pelo crescimento excessivo de glândulas sebáceas e tecido conjuntivo no nariz. Apesar da gravidade, Gerard inicialmente teve dificuldade para obter ajuda.
Ele explicou: “Quando fui ao médico, vi um locum. Eles perguntaram se eu conseguia respirar e eu disse ‘sim’, e eles responderam: ‘então está tudo bem’. Depois disso, não conversei com meu clínico geral, pois não achei que eles fariam nada a respeito, pois considerariam isso apenas estético.”
No entanto, sua esposa Carol decidir intervir, entrando em contato com a Ever Clinic em Glasgow depois de ler sobre o trabalho deles com outros pacientes com rinofima.
Ao receber Gerard, a equipe ficou surpresa com a gravidade do seu estado e não hesitaram em realizar uma complexa operação de quatro horas, liderada pelo especialista Dr. Cormac Convery, no qual removeram o excesso de tecido e remodelaram seu nariz.
Gerard disse: “Eles disseram que era o maior trabalho que já haviam feito e que seria um verdadeiro desafio, mas que, com sorte, conseguiriam fazê-lo em uma sessão, o que conseguiram. Os resultados, é claro, mudaram minha vida.”
Ele acrescentou: “O resultado foi fantástico. Mudou completamente a minha vida. Carol diz que voltei a ser o homem que eu era. Agora estou conversando com as pessoas, tomando uma cerveja e aproveitando refeições em restaurantes, algo que não fazíamos há anos.”
O diretor administrativo da Ever Clinic, Jonathan Toye, disse: “Gerard foi facilmente o caso mais avançado de rinofima que vimos na Ever Clinic. Infelizmente, ele teve dificuldade para encontrar a ajuda de que precisava no NHS, e vemos isso com muita frequência.”
Gerard agora espera que sua história incentive outras pessoas a buscar ajuda o mais rápido possível, mesmo que sejam menosprezadas. “Se houver alguém na mesma situação que eu, meu conselho seria: não espere. Simplesmente faça.”
Imagem de Capa: Arquivo Pessoal/Ever Clinic
Na Igreja Católica, o sigilo da confissão é um dos pilares mais rígidos e também…
Nas redes sociais, o caldo de ossos, vem conquistando aqueles que buscam melhorar sua saúde…
Muitas pessoas acreditam que quando um cão perde o movimento das patas, sua vida acabou.…
Muitos relacionamentos não acabam por conta de uma traição ou brigas. Na maioria das vezes,…
Por que alguns casamentos resistem ao tempo, enquanto outros se desgastam rapidamente? Muitos acreditam que…
De tempos em tempos, surge nas redes sociais um enigma matemático capaz de colocar a…