Reflexão

A base da vida é o respeito

A base da vida não é o amor, mas o respeito, porque só existe amor onde existe respeito. Ninguém ama sem respeitar. Amar sem respeitar não é amar. É desrespeito. É abuso. É interesse. É tudo, menos o que se deseja.

Acredito cada vez mais que nada de significativo acontece na vida de cada um, sem que exista respeito, sobretudo por si mesmo. Permitir o desrespeito é não se amar. É fazer com que a nossa vida seja aquilo que os outros permitam que seja.

Não existe liberdade onde não existe respeito. Ninguém ama sem ser livre. Se não existe liberdade, o amor é uma tentativa para parecer amor no meio de todos os entraves à sua livre expressão. Amar sem ser livre é uma utopia. Não existe. É uma ilusão que nos alimenta na falta do verdadeiro amor.

“(…) não existe amor por si nem pelo que faz.”

Se você está num emprego de que não gosta, onde faz tudo contrariado e apenas pelo dinheiro no fim do mês, está desrespeitando a si mesmo e provocando seu próprio sofrimento e frustração. Logo, não existe amor por si nem pelo que faz.

Se está numa relação em que não há respeito, ou que você permite o desrespeito pela outra pessoa, a verdade é que não existe amor. Logo, a falta de respeito é uma evidência da ausência de amor.

Se está numa situação qualquer em que não se sente respeitado, nada de significativo acontece a não ser que se faça respeitar. As aprendizagens pelo desrespeito são sempre as mais duras e difíceis.

O desrespeito aprisiona quem é vítima dele. Se não se conseguir sair, tal desrespeito vai condicionar toda a sua vida, porque você não consegue ser livre para ser você mesmo. Mais uma vez, sem respeito não existe liberdade nem amor-próprio. Sem respeito, existe vitimização. Sem respeito, existe apenas sobrevivência. Sem respeito, existe carência em demasia. Sem respeito, existe mentira, esforço, controle, apego, medo da mudança, infelicidade, falta de alegria e sorrisos, e existe ingratidão, porque tudo parece estar contra nós.

“(…) respeite a sua vida e seja grato (…)”

Para que exista amor na sua vida e amor por si próprio, respeite a si mesmo, acima de qualquer pessoa, respeite a sua vida e seja grato, porque só através da gratidão você vai conseguir respeitar a sua vida mais do que a dos outros.

O respeito é a base de tudo na vida. Não o respeito ganho através do medo. Apenas o respeito feito para chegar ao amor. Só esse e mais nenhum. Por isso, respeite-se e não permita ser desrespeitado. Transforme-se na pessoa mais respeitada por si mesmo… e você será livre para sempre.

Por: José Micard Teixeira

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Jessica Alves é criticada por exibir look ousado e rebate: “Seja tudo que você é”

Nas redes sociais, a apresentadora e influenciadora brasileira Jessica Alves, de 40 anos, virou polêmica…

21 minutos ago

Ex-BBB Davi retorna ao RS e promete transparência nas doações após críticas

O vencedor do BBB 24, Davi Brito, anunciou ontem (15) em uma live nas suas…

31 minutos ago

Homem desaparecido há quase 30 anos é encontrado vivo no porão de um vizinho – 60 metros de onde a família morava

Um homem que desapareceu há quase três décadas, quando tinha apenas 16 anos, chocou a…

33 minutos ago

Lutador da seleção brasileira sofre ataque racista em estação por abraçar ‘mulher branca’

O lutador Gabriel Campolina Santos, membro da seleção brasileira de taekwondo, foi vítima de um…

1 hora ago

LUTO NO ESPORTE: Morre aos 89 anos narrador esportivo Silvio Luiz

O renomado narrador esportivo Silvio Luiz morreu na manhã desta quinta-feira (16), aos 89 anos…

1 hora ago

A primeira coisa que você vê nesta imagem revela falhas ocultas do seu interior

Conhecer a si mesmo é um processo contínuo que pode durar toda a vida. Enquanto…

2 horas ago