Reflexão

Psicólogo define 7 tipos de amor, e poucas pessoas experimentam o último

O amor é algo que não se explica, mas sente-se. Contudo, existem vários tipos de amor.

Segundo um psicólogo americano chamado Robert Sternberg, o amor é constituído por três elementos: intimidade emocional, paixão e compromisso, e por isso decidiu destacar sete tipos de amor que existem entre casais.

Apesar do sentimento ir mudando ao longo do tempo e o tipo de amor poder alterar à medida que os anos vão passando, poucos são os casais que vivem o último. Contudo, se tu e o(a) teu(tua) companheiro(a) ainda não chegaram a essa fase, a verdade é que podem apenas precisar de mais algum tempo.

1. Paixão

Este é o período em que as pessoas mal se conhecem, mas sentem uma atração mútua. Num relacionamento deste tipo, as duas pessoas geralmente não têm a menor ideia se têm ou não algo em comum, mas permanecem juntas de qualquer maneira. Segundo psicólogos, essa paixão pode transformar-se em algo mais completo ao longo do tempo, mas isso nem sempre acontece.

2. Gostos

Neste tipo de relacionamentos, as pessoas geralmente estão unidas por interesses comuns, visões da vida e o sentimento de ser compreendido. Os psicólogos acreditam que tal intimidade sem paixão e compromisso resultará mais provavelmente num amizade do que em amor pleno.

3. Amor vazio

Casais que experimentam este tipo de amor só têm compromisso sem intimidade e paixão. Às vezes, esse tipo de relacionamento aparece depois de um amor grande e fervoroso, e às vezes é vice-versa: as pessoas que experimentam o amor vazio podem mudar, o que aumenta a paixão pelos seus sentimentos.

4. Amor tolo

Este tipo de amor inclui compromisso e paixão e é familiar para muitos casais. Este é o tipo de amor que existe quando duas pessoas são realmente atraídas uma pela outra e estão prontas para seguir certas tradições como casamentos, trocar votos e compartilhar deveres domésticos, mas não têm intimidade verdadeira. Os psicólogos pensam que esses casais podem viver juntos por muito tempo, mas a sua felicidade é relativa. Na verdade, elas não pensam no parceiro como um amigo.

5. Amor romântico

Este tipo de amor inclui paixão e intimidade. OS casais deste tipo de relacionamento são atraídos um pela outra e sentem-se à vontade um ao lado do outro, mas não estão prontos para assumir compromissos sérios. Relacionamentos deste tipo geralmente não atingem o nível de coabitação ou casamento.

6. Companheirismo

O amor companheiro consiste em compromisso e intimidade. Estes relacionamentos são muito mais fortes do que uma amizade comum, e há um verdadeiro apego entre os parceiros. No entanto, este é um acordo bastante casto porque esse tipo de amor não tem paixão. Os psicólogos dizem que o tipo de relação companionada pode surgir após longos anos de convivência ou casamento.

7. Amor consumado

Este amor consiste em todos os três componentes: paixão, intimidade emocional e compromisso. É claro que os níveis deles nem sempre são iguais, mas é importante observar que eles estão todos aqui. Raramente podes ver este tipo de relacionamento, mas se as pessoas conseguem construí-lo, elas realmente se amam. Esses casais provavelmente serão capazes de viver uma vida longa juntos e desfrutar do seu casamento.

Traduzido e adaptado pela equipa de Sábias Palavras / Inspiring Life

Fonte: Bright Side

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Robert De Niro quebra o silêncio após ‘filho se assumir trans’ e sua reação surpreende fãs

O famoso ator Robert De Niro, de 81 anos, divide os filhos com Diahnne Abbott,…

18 horas ago

Chuva de meteoros ‘Eta Aquáridas’ ilumina o céu de maio: veja o que mais observar neste mês

Neste mês de maio, os amantes da astronomia serão abençoados com um espetáculo maravilhoso. Um…

19 horas ago

Cientistas alertam que deixar de usar estes produtos de beleza pode ‘desativar genes do câncer de mama’ em apenas 28 dias

Muitas marcas de cosméticos, produtos para cabelos e muito mais, adicionam um ingrediente específico para…

19 horas ago

Mãe revela por que se recusa a contar a QUALQUER PESSOA – inclusive à própria família – se seu filho de 4 anos é menino ou menina

A documentarista Leah Borromeo, de 46 anos, que mora em Londres com seu parceiro Matt,…

19 horas ago

Vídeo: Médica aplica Botox em apenas um lado rosto e resultado assustador viraliza

Uma médica decidiu aplicar Botox apenas em um lado do seu rosto para revelar aos…

19 horas ago

Escola critica lanche de criança celíaca sugerindo que ela fique sem comer para não despertar vontade em colegas

Uma criança de 9 anos que estuda em período integral em uma escola da rede…

19 horas ago