Reflexão

Perdoar não vai mudar o seu passado, mas sim o seu futuro

O perdão é uma das ferramentas mais úteis que temos como seres humanos e é uma parte fundamental de nossos relacionamentos, incluindo o que carregamos connosco, sempre em algum momento de nossas vidas somos expostos a perdoar ou a sermos perdoados, e não saber como usá-lo nos torna vulneráveis à vida, sobrecarregando-nos com sofrimento, culpa, ressentimento, raiva e sentimentos e emoções intermináveis que não são benéficos para nós.

Há um equívoco sobre o que o perdão representa, muitas pessoas se recusam a perdoar porque pensam que com isso estão dando razão à outra pessoa, que as suas razões de aborrecimento ou sofrimento são poucas ou não justificadas, que estão cedendo poder, que se expõem a viver novamente a mesma coisa que os agravou em algum momento, que o relacionamento com a outra pessoa é forçado a ser como antes, o que é um sinal de fraqueza … quando o que é na realidade é um sinal de força.

O perdão cura nossas feridas, cura nosso coração, é reconfortante e libertador.

Quem sabe perdoar tem em seu poder a melhor jogada do jogo e é quem melhor usa suas cartas para seu próprio benefício, a pessoa que usa o perdão de forma eficaz, vive mais livremente, que é afinal de contas o que todos nós deveríamos buscar. Livrar-nos de apegos, de sentimentos negativos, de situações passadas que podem nos ferir de novo e de novo, é o que nos promete um perdão sincero.

O perdão cura nossas feridas, cura nosso coração, é reconfortante e libertador. É a maneira mais simples de assumir o controle de uma situação que gera dor e, por sua vez, um caminho direto para o nosso bem-estar.

“Perdoe a todos e perdoe a si mesmo, não há maior libertação do que o perdão; não há nada como viver sem inimigos. Nada pior para a cabeça e, portanto, para o corpo, do que o medo, a culpa, o ressentimento e a crítica (tarefa exaustiva e vã), que faz de você um juiz e cúmplice daquilo de que não gosta.” – Facundo Cabral

Quando perdoamos, não é sobre o que a outra pessoa pensa ou sente, embora possamos perdoar porque não estamos satisfeitos em ver a dor que a ausência de perdão gera na pessoa que a exige, é muito mais fácil pensar em nós mesmos para concedê-la, pensar que perdoando estaremos fazendo o bem maior para nossa pessoa, seremos os maiores beneficiários nessa situação e será mais fácil para nós seguirmos em frente sem o peso que arrastamos, por não perdoar.

Liberte esses nós, entenda que o perdão nos torna maiores, mais sábios e não basta dizer “eu te perdoo” ou “eu me perdoo”, embora ajude uma disposição sincera, devemos trabalhar conscientemente e inconscientemente para liberar esse fardo, devemos mudar nossa maneira de ver as coisas, nossos pensamentos e crenças, devemos ser compreensivos, compassivos, pensar que todos fazem o melhor que podem com os recursos que possuem, que todos somos propensos a ferir, a cometer erros, ignorar ou gerar qualquer tipo de sofrimento com ou sem intenção, que a vida é muito dinâmica e não sabemos qual o papel que temos que desempenhar amanhã.

“Você não precisa saber como perdoar. Basta estar disposto a fazê-lo, que o universo já se ocupará. “- Louise Hay

Perdoar definitivamente não vai mudar o que aconteceu, devemos aceitar, porque não podemos fazer nada sobre o passado, mas ele definitivamente tornará nosso futuro muito melhor, nos tornará maiores como seres humanos, mais sensíveis, mais nobres e acima de tudo mais felizes. Não pense mais, se houver alguém que exija seu perdão, conceda-o, é um cheque que você entregará, mas que será depositado em sua conta.

Texto traduzido e adaptado pela equipa de Sábias Palavras 

Autor: Ramon

Fonte: Ricón del Tibet

Imagem de capa: Helena Lopes de Pexels

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Casal homossexual denuncia loja que se recusou a fazer convite de casamento: “Princípios cristãos”

O produtor Henrique Nascimento denunciou uma papelaria localizada no interior de São Paulo que afirmou…

2 minutos ago

20 Anos de “De Repente 30”: 15 curiosidades sobre o filme e veja como está a atriz hoje – igual à sua versão de 30 anos!

"De Repente 30" completa duas décadas desde seu lançamento em 2004, mas sua influência e…

38 minutos ago

Criador de “Bebê Rena” faz apelo aos fãs para pararem de especular sobre personagens da série

A nova minissérie da Netflix, "Bebê Rena" tem conquistado um grande público desde sua estreia.…

43 minutos ago

Pesquisadores se surpreendem ao descobrir qual formato de corpo masculino as mulheres consideram mais atraente

Se você é um homem com uma parceira e tem um corpo longe do visto…

1 hora ago

Mulher compartilha “truque” que garante ‘maior chance de retorno de chamada’ ao se candidatar a empregos

Acho que todos podemos concordar que a procura de emprego pode ser uma experiência um…

2 horas ago

Essa ilusão de ótica revela em 5 segundos o que está atrapalhando sua vida amorosa

O amor é um dos sentimentos mais complexos e nobres que experimentamos. No entanto, diversos…

3 horas ago