Reflexão

Pedreiro pedalou 42 km’s todos os dias para se formar em Direito

Joaquim Corsino é um homem que, aos 63 anos, conseguiu realizar o seu sonho de se formar em Direito, apesar de todos os percalços na sua vida.

Nascido em Itaumirim, Minas Gerais, Joaquim mudou-se para o Espírito Santo aos 18 anos, tendo concluído um curso técnico em Administração já com mais de 20 anos.

Com o sonho de se tornar delegado de polícia um dia, Joaquim candidatou-se ao curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1980. Contudo não foi aprovado, acabando por ser obrigado a ir trabalhar, inicialmente como ajudante de pedreiro, e mais tarde como pedreiro em Bandeirantes, Cariacica.

Ainda assim, o desejo de continuar a estudar permanecia e por isso começou a juntar dinheiro, tendo conseguido cerca de R$55 mil, além de ter conseguido construir a sua casa.

Eu sou um camarada que gosta das coisas honestas. Sempre quis fazer um curso de Direito para ajudar outras pessoas”, contou Joaquim ao G1, revelando que em 2008 iniciou a graduação numa faculdade privada, contudo, apesar de ter conseguido concluir quatro períodos, acabou por ter que adiar novamente o sonho por mais um tempo por causa de um amigo que lhe pediu dinheiro emprestado e não pagou.

Um amigo pediu R$ 4.500 emprestados e não pagou. Aí eu tive que parar a faculdade para juntar mais dinheiro para poder pagar o curso todo”, lembrou.

“(…) fazendo um percurso de 42 km’s todos os dias de bicicleta de sua casa para a faculdade para estudar.”

Felizmente, em 2012, Joaquim conseguiu voltar aos estudos e desde então nunca mais parou, fazendo um percurso de 42 km’s todos os dias de bicicleta de sua casa para a faculdade para estudar. No dia 17 de Setembro de 2015 conseguiu finalmente o seu tão desejado diploma em Direito, provando a todos que com muito esforço e dedicação, tudo é possível.

Mas se achas que os seus estudos terminam aqui, estás muito enganada(o).

No dia 16 de Janeiro de 2016 iniciou uma pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal, em Vitória, continuando a usar a sua bicicleta como meio de transporte, ao mesmo tempo que fazia um curso preparatório para passar na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Ganhei uma bolsa para a pós e para o cursinho. É mais um passo para um sonho. Estudo na faculdade e em casa também”, disse.

O analista de sistemas da faculdade onde Joaquim estuda, Erick Coutinho, afirmou que ele é um aluno bastante dedicado, sendo um verdadeiro exemplo para todos os seus colegas. “Ele é muito querido pelos outros colegas, funcionários e professoras da faculdade. Joaquim é um exemplo de determinação para qualquer um”, disse Erick Coutinho.

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

A Terra está formando um ‘novo supercontinente’ e o Brasil também fará parte dele

Embora o mapa-múndi pareça imutável aos nossos olhos, a história geológica da Terra mostra exatamente…

2 dias ago

Filmaço com Ben Affleck e Morgan Freeman chega à Netflix e faz você questionar o próprio instinto moral

Se você procura um thriller intenso que vai muito além de um simples caso policial,…

2 dias ago

“Relacionamento de fim de semana” funciona? Especialista aponta benefícios e riscos do modelo

Muitos casais vivem a realidade de se encontrarem apenas aos sábados e domingos. Conhecido como…

2 dias ago

Internauta pergunta ao ChatGPT “o que ele faria se fosse humano por um dia” — e a resposta surpreendeu a internet

Atualmente, a inteligência artificial faz parte da rotina de milhares de pessoas. Com ela, você…

2 dias ago

Nunca mais você vai usar roupa velha como pano de chão depois de saber disso

Em muitos lares, reaproveitar roupas antigas como pano de chão é visto como algo prático,…

2 dias ago

Grávida causa polêmica ao pedir que marido ‘escolha salvá-la’ em caso de complicações no parto – e não o bebê

Uma discussão intensa ganhou força nas redes sociais após a repercussão de um relato publicado…

2 dias ago