Um pai de família tomou uma decisão muito importante na vida para lutar pela custódia de suas duas filhas. Com sua iniciativa, ele busca estabelecer um precedente legal.
O espanhol, René Salinas Ramos, foi ao Registro Civil de Azuay para mudar de gênero e passar de homem para mulher.
Ele afirma que não o fez por uma orientação sexual, mas para abrir um precedente legal e obter uma “vantagem” na luta guarda das filhas.
Ele afirma ter certeza de sua sexualidade, mas que este a forma de ele encontrou para ir contra um sistema jurídico que, do seu ponto de vista, estigmatizou o fato de ter nascido homem. Apesar das diferentes circunstâncias, a lei prioriza a mãe para a ter a guarda dos filhos.
De suas duas filhas, ela não vê a velha há um ano e meio, e a segunda —segundo seu relato— sofre maus tratos constantes; e, também por esse motivo, pediu custódia. Mas a resposta do Conselho Cantonal para a Proteção dos Direitos foi: “Enquanto isso não for resolvido, elas devem ficar com a mãe”.
De acordo com El Universo, René afirma que não se trata de uma disputa contra a mãe de suas filhas, mas sim contra as autoridades que muitas vezes consideram que o cuidado deve estar nas mãos das mulheres.
Foi daí que surgiu sua iniciativa de mudar de gênero. Por isso, a partir de agora ele também quer ser chamado de mãe . “A lei está tirando nosso direito de ser pais”, justifica.
O homem garante que esta é a maior prova de amor que faz pelas filhas. “É uma prova de amor”, comenta René.
Imagem de Capa: Reprodução/El Universo
A cantora Anitta entrou com uma ação no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para…
Nas redes sociais, Miguel Oliveira, de 15 anos, vem chamando atenção como “pastor mirim”, no…
Se você é fã de filmes de terror que fogem do clichê e entregam sustos…
Se você está cansado de séries intermináveis e quer algo rápido, profundo e emocionante, a…
A emocionante e, ao mesmo tempo, dolorosa história de Lei Wuze, um pai chinês de…
Depois de um vazamento de imagens sobre um suposto novo uniforme reserva da seleção brasileira,…