Um pai de família tomou uma decisão muito importante na vida para lutar pela custódia de suas duas filhas. Com sua iniciativa, ele busca estabelecer um precedente legal.
O espanhol, René Salinas Ramos, foi ao Registro Civil de Azuay para mudar de gênero e passar de homem para mulher.
Ele afirma que não o fez por uma orientação sexual, mas para abrir um precedente legal e obter uma “vantagem” na luta guarda das filhas.
Ele afirma ter certeza de sua sexualidade, mas que este a forma de ele encontrou para ir contra um sistema jurídico que, do seu ponto de vista, estigmatizou o fato de ter nascido homem. Apesar das diferentes circunstâncias, a lei prioriza a mãe para a ter a guarda dos filhos.
De suas duas filhas, ela não vê a velha há um ano e meio, e a segunda —segundo seu relato— sofre maus tratos constantes; e, também por esse motivo, pediu custódia. Mas a resposta do Conselho Cantonal para a Proteção dos Direitos foi: “Enquanto isso não for resolvido, elas devem ficar com a mãe”.
De acordo com El Universo, René afirma que não se trata de uma disputa contra a mãe de suas filhas, mas sim contra as autoridades que muitas vezes consideram que o cuidado deve estar nas mãos das mulheres.
Foi daí que surgiu sua iniciativa de mudar de gênero. Por isso, a partir de agora ele também quer ser chamado de mãe . “A lei está tirando nosso direito de ser pais”, justifica.
O homem garante que esta é a maior prova de amor que faz pelas filhas. “É uma prova de amor”, comenta René.
Imagem de Capa: Reprodução/El Universo
Você já percebeu que, às vezes, mesmo diante de uma pergunta simples, sua resposta sai…
Você sente cansaço constante, falta de foco ou pouca disposição para as tarefas do dia…
Desde sempre ouvimos o quanto as mulheres são emotivas e românticas. Contudo, um novo estudo…
Um aposentado de 76 anos, dos EUA, com deficiência cognitiva morreu após tentar se encontrar…
Nos últimos meses, uma moda totalmente incomum ganhou força entre adultos: o uso de chupetas…
Depois que o influenciador digital Hytalo Santos e o marido, Israel Nata Vicente, foram presos…