No passado dia 4 de Novembro realizaram-se as primeiras provas do ENEM 2018, contudo houve quem não conseguisse concluir a mesma por diversos motivos.
Uma das situações que acabou por ser partilhada nas redes sociais e viralizado foi o caso de uma mulher de 20 anos, Luiza Hamann, que, ao ter de se ausentar quatro vezes da sala para amamentar o seu bebé, acabou por não conseguir concluir a prova, pois não teve direito a tempo extra.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)- departamento responsável pelo exame – 5.376 candidatas inscreveram-se como lactantes, tendo direito a sair da sala para amamentar a criança sempre que necessário. No entanto, algumas reclamaram da falta de um tempo extra para terminar o exame, como o caso de Luiza.
“No total, perdi uma hora de prova, pois não tive direito a hora extra. Vamos recorrer. Estou exausta. Foi um dia bem puxado pra nós três.” — afirmou a jovem no domingo, logo após sair do exame.
Luiza foi acompanhada do pai que ficou com o bebé durante as 5 horas do exame.
De acordo com o que o Inep informou ao GLOBO, somente os atendimentos especializados — como cegueira, baixa visão, deficiência física, autismo, dislexia, entre outros — têm direito a tempo adicional, tendo de ser solicitado no ato da inscrição pelo participante. Contudo, lactante não entra nesse grupo, estando incluído sim no grupo de “atendimento específico”, tal como gestante, idoso e estudante em situação de classe hospitalar, para o qual não existe previsão de tempo extra.
Tal como esta situação, muitas outras já viralizaram nas redes sociais, como o caso de uma jovem mãe de bebé esquece identidade em casa e acaba por perder ENEM.
A Netflix acertou em cheio com “De Volta à Ação”, produção que rapidamente entrou para…
Por acaso seus familiares ou amigos já falaram que você tem “dedo podre” por ter…
Você já sentiu que alguém estava escondendo algo, mesmo sem nenhuma prova concreta? Em muitas…
Muitos casais passam anos juntos, dividem a rotina, a casa e até os planos futuros.…
O nosso corpo sempre dá sinais quando algo não está certo. Quando os rins passam…
Imagine acordar todos os dias com o som das ondas - mas sem ouvir a…