Interessante

Jovens causam polêmica nas redes sociais ao rejeitar CLT: “Prefiro passar vergonha na internet”

Atualmente nas redes sociais, uma tendência vem ganhando força, especialmente no TikTok: adolescentes afirmando que não querem trabalhar com carteira assinada no futuro. Muitos desses jovens preferem, segundo seus próprios relatos, “passar vergonha na internet” a terem um emprego formal regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Esse fenômeno chamou a atenção de influenciadores e especialistas, que buscaram entender o motivo dessa rejeição. Em alguns vídeos, pais conversam com seus filhos para esclarecer o que pensam sobre a CLT.

Um exemplo é Fabiana Sobrinho, que publicou um vídeo ao lado da filha Valentina de 12 anos. A jovem explicou que não quer ser CLT para evitar a rotina de ônibus lotado, chefes autoritários e ambientes de trabalho cheios de pessoas. Ela ainda revela que os adolescentes pensam que ser CLT é “ser pobre”

Esse tipo de conteúdo viralizou e se espalhou também para outras plataformas como X -antigo Twitter, YouTube e até fóruns como Reddit. Mas, afinal, por que tantos jovens estão desprezando a ideia de um emprego formal?

Especialistas em psicologia apontam que a geração mais jovem valoriza o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Muitos veem a CLT como um símbolo de rotina exaustiva e falta de liberdade.

Entretanto, essa percepção muitas vezes parte de ideias equivocadas ou informações incompletas. Nem todo emprego com carteira assinada significa excesso de horas de trabalho e baixa remuneração.

Além disso, há benefícios que esses jovens parecem não considerar, como salário fixo, plano de saúde, auxílio-creche e outros direitos garantidos pela legislação trabalhista.

@fabi.bubu Jovens, que papo é esse? Vocês estão com a visão distorcida das coisas #clt #emprego #adolescentes ♬ som original – Fabibubu

Outro ponto que preocupa especialistas é a falta de planejamento de longo prazo. Ao rejeitarem a CLT e sonharem exclusivamente com a carreira de influenciador digital, muitos jovens esquecem que essa área também apresenta desafios, como a exposição excessiva, ataques de haters e instabilidade financeira.

A renda dos influenciadores pode variar muito, e nem todos conseguem alcançar o sucesso esperado.

Portanto, é fundamental orientar os jovens sobre o mercado de trabalho, suas opções e os prós e contras de cada caminho. Talvez a solução esteja em flexibilizar o mercado tradicional, oferecendo jornadas reduzidas, possibilidade de trabalho remoto e mais qualidade de vida, para que o modelo CLT seja mais atraente para as novas gerações.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Personal trainer é agredido e leva 45 pontos no rosto ao defender mulheres de assédio em bar no interior de SP

O que era para ser uma noite tranquila se transformou em um cenário de violência…

8 horas ago

Com foco no Brasil, fundador do Orkut anuncia NOVA VERSÃO da rede social e usuários poderão recuperar fotos antigas

O engenheiro turco Orkut Büyükkökten, criador da rede social Orkut em 2004, está desenvolvendo uma…

8 horas ago

Murilo Huff abala a web com “revelações bombásticas” sobre a guarda do filho com Marília Mendonça

Murilo Huff, ex-companheiro da eterna rainha da sofrência Marília Mendonça, surpreendeu os fãs ao trazer…

8 horas ago

Descubra os 6 motivos para ter essa incrível suculenta que atrai prosperidade em sua casa

Você sabia que a planta Jade (Crassula ovata) é a melhor suculenta que você pode…

9 horas ago

Homem “morre por seis minutos” revela como é o céu — e diz que não é nada do que imaginamos

O que acontece depois que morremos? Essa é a maior dúvida da humanidade. No entanto,…

9 horas ago

3 mensagens que revelam que ele perdeu o interesse faz tempo (mesmo que você ainda não tenha percebido)

Às vezes, não é preciso que ele diga diretamente que perdeu o interesse — o…

9 horas ago