Reflexão

Idosa vence depressão e conclui pós-graduação aos 95 anos

Lindaura Cavalcanti é uma idosa pernambucana de 95 anos que provou a todos que a idade avançada não é sinónimo de parar de viver – muito menos de estudar – tendo acabado a sua pós-graduação em direito processual na Sociedade Pernambucana de Cultura e Ensino, mesmo após ter enfrentado uma depressão que desenvolveu depois de perder o seu marido.

Tendo aprendido a ler e a escrever quando tinha apenas 4 anos de idade, Lindaura concluiu o curso de farmácia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Contudo, o seu sonho sempre foi ser advogada.

sabiaspalavras.com - Idosa vence depressão e conclui pós-graduação aos 95 anossabiaspalavras.com - Idosa vence depressão e conclui pós-graduação aos 95 anos

Meu pai era farmacêutico e meu irmão mais velho fez direito. Eu fiquei pensando desde criança em fazer direito. Hoje me sinto satisfeita, me sinto feliz”, contou a idosa numa entrevista ao telejornal NE TV, que não conseguiu ficar indiferente à força de Lindaura.

Sendo responsável por uma família bastante numerosa com seis filhos, onze netos e seis bisnetos, Lindaura deixou de ter muito tempo para os estudos depois do seu casamento, piorando ainda mais a sua situação ao ter desenvolvido uma depressão após o falecimento do seu marido. Contudo, o seu sonho acabou por falar mais alto, e aos 95 anos conseguiu superar a doença e terminar a sua tão desejada pós-graduação.

Ela mesmo buscava junto aos professores e os professores se disponibilizavam para ajudá-la de toda forma, porque não é todo dia que temos um aluno interessado

De acordo com os seus professores, a idosa é um verdadeiro exemplo de superação e dedicação, sendo que ela mesmo procurava os docentes por material para estudar. “Ela mesmo buscava junto aos professores e os professores se disponibilizavam para ajudá-la de toda forma, porque não é todo dia que temos um aluno interessado”, contou a professora Alexa Soares. E nem mesmo as dificuldades que tinha ao nível informático a impediram de realizar o seu sonho, escrevendo todos os seus trabalhos à mão.

Adorável idosa ia para a faculdade de ônibus e mesmo com o cansaço normal da idade, Lindaura estava sempre presente nas aulas.

Com a sua atitude positiva, a idosa serviu de grande exemplo para os seus colegas de turma que a consideram uma verdadeira inspiração. “Para nossa turma, ela é sinônimo de perseverança. É um exemplo a ser seguido. É um exemplo desse que o país precisa”, afirmou o colega de turma, Renato Miranda.

Mas se achas que ela vai parar por aqui, então estas bem enganada(o). Para Lindaura, o próximo passo agora é passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Além disso, já foi também convidada para fazer outra pós-graduação, mas desta vez em direito público.

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

5 Lugares da sua casa que fedem e você nem percebe

Você já entrou em casa, sentiu um cheiro estranho, mas não conseguiu identificar de onde…

1 dia ago

Como limpar as hélices do ventilador sem remover a grade — Métodos simples que qualquer um pode fazer

Limpar o ventilador pode parecer uma tarefa complicada, especialmente quando envolve desmontar peças. No entanto,…

1 dia ago

‘Perverso Narcisista’: Como identificar um manipulador emocional e escapar da sua influência

Você sente que está vivendo uma relação que mina sua autoestima? Tem a impressão constante…

1 dia ago

Coisas que as mulheres tiveram que fazer nos anos 60 e que são totalmente chocantes hoje em dia

Olhando para trás, fica claro que os anos 60 foi o período de um mundo…

1 dia ago

Igreja em SC gera enorme polêmica ao fazer tatuagem coletiva em fiéis e internautas questionam: “Fé ou marketing espiritual?”

Um ato inusitado de fé virou o centro de uma grande polêmica nas redes sociais.…

1 dia ago

Homem de 36 anos viraliza nas redes ao afirmar parecer um adolescente de 17: “Dizem que sou o Justin Bieber criança”

A internet ficou agitada depois que um homem de 36 anos viralizou ao afirmar que,…

1 dia ago