Reflexão

Idosa vence depressão e conclui pós-graduação aos 95 anos

Lindaura Cavalcanti é uma idosa pernambucana de 95 anos que provou a todos que a idade avançada não é sinónimo de parar de viver – muito menos de estudar – tendo acabado a sua pós-graduação em direito processual na Sociedade Pernambucana de Cultura e Ensino, mesmo após ter enfrentado uma depressão que desenvolveu depois de perder o seu marido.

Tendo aprendido a ler e a escrever quando tinha apenas 4 anos de idade, Lindaura concluiu o curso de farmácia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Contudo, o seu sonho sempre foi ser advogada.

Meu pai era farmacêutico e meu irmão mais velho fez direito. Eu fiquei pensando desde criança em fazer direito. Hoje me sinto satisfeita, me sinto feliz”, contou a idosa numa entrevista ao telejornal NE TV, que não conseguiu ficar indiferente à força de Lindaura.

Sendo responsável por uma família bastante numerosa com seis filhos, onze netos e seis bisnetos, Lindaura deixou de ter muito tempo para os estudos depois do seu casamento, piorando ainda mais a sua situação ao ter desenvolvido uma depressão após o falecimento do seu marido. Contudo, o seu sonho acabou por falar mais alto, e aos 95 anos conseguiu superar a doença e terminar a sua tão desejada pós-graduação.

Ela mesmo buscava junto aos professores e os professores se disponibilizavam para ajudá-la de toda forma, porque não é todo dia que temos um aluno interessado

De acordo com os seus professores, a idosa é um verdadeiro exemplo de superação e dedicação, sendo que ela mesmo procurava os docentes por material para estudar. “Ela mesmo buscava junto aos professores e os professores se disponibilizavam para ajudá-la de toda forma, porque não é todo dia que temos um aluno interessado”, contou a professora Alexa Soares. E nem mesmo as dificuldades que tinha ao nível informático a impediram de realizar o seu sonho, escrevendo todos os seus trabalhos à mão.

Adorável idosa ia para a faculdade de ônibus e mesmo com o cansaço normal da idade, Lindaura estava sempre presente nas aulas.

Com a sua atitude positiva, a idosa serviu de grande exemplo para os seus colegas de turma que a consideram uma verdadeira inspiração. “Para nossa turma, ela é sinônimo de perseverança. É um exemplo a ser seguido. É um exemplo desse que o país precisa”, afirmou o colega de turma, Renato Miranda.

Mas se achas que ela vai parar por aqui, então estas bem enganada(o). Para Lindaura, o próximo passo agora é passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Além disso, já foi também convidada para fazer outra pós-graduação, mas desta vez em direito público.

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

‘Grande apagão’ paralisa Portugal, Espanha e outros países da Europa nesta segunda-feira: O que se sabe até agora?

Na manhã desta segunda-feira (28), a população de Portugal e da Espanha foi surpreendida ao…

40 minutos ago

Sua vida está travada? Veja o que a bagunça da sua casa revela

Você já parou para pensar que o estado da sua casa reflete diretamente o seu…

3 dias ago

Este é o ‘maior sinal’ de que o divórcio está próximo, segundo psicóloga especialista em relacionamentos

Você já parou para pensar que um pequeno detalhe no modo como você se comunica…

3 dias ago

Congressista americana provoca indignação ao afirmar que “o mal está sendo derrotado pela mão de Deus” após morte do Papa Francisco

Na manhã de segunda-feira (21/04), o Vaticano anunciou a morte do Papa Francisco, aos 88…

3 dias ago

É por esse motivo que você NUNCA deve nadar depois de fazer uma tatuagem: Homem de 31 anos ignora alerta e morre tragicamente

Depois de fazer uma nova tatuagem, pode ser extremamente difícil resistir a um mergulho no…

4 dias ago

Vídeo antigo que mostra Cauã Reymond ‘ironizando técnica de atuação’ de Glória Pires ressurge em meio a polêmicas

O nome de Cauã Reymond está circulando com força nas redes sociais depois do galã…

4 dias ago