O mais comum é vermos crianças e jovens frequentando a escola, mas por diversos motivos eles deixam a sala de aula em idade precoce e não têm a possibilidade de retornar.
Mas nunca é tarde para aprender coisas novas e estudar. Como é o caso da avó Calorinda Rosa de Mesquita Silva, de 71 anos, que recentemente retornou à escola.
Dona Calu, como é conhecida na capital do Piauí, Teresina, Brasil, não pôde ir à escola e não conseguiu receber nenhum tipo de educação quando criança, e por isso, não sabia nem ler ou escrever.
Depois, começou a trabalhar muito nova, casou-se e dedicou-se a cuidar da casa, do marido e da família, mas agora que tem tempo, Dona Calu está determinada a aprender, com muita motivação.
Agora, ela decidiu voltar para a estudar e está aprendendo a ler e escrever, realizando o grande sonho de sua vida.
“Eu queria, mas sempre deixei para as meninas que vieram morar aqui para estudar e eu não estudei. Algumas meninas passaram por aqui, e algumas até se formaram.”, disse a avó ao Só Noticia Boa.
Ela trabalhou como costureira desde os 13 anos e casou-se aos 25. Teve quatro filhos com o marido Etevaldo da Silva, além de netos e bisnetos.
“Todos na minha família me apoiaram e me apoiam para estudar. Ninguém foi contra. Todos sorriram, e até o meu menino se inscreveu também , mas ele não ouve bem e não terminou os estudos”, conta Dona Calu.
Seus filhos também estão felizes por sua mãe ter tomado essa decisão. “Para mim é algo gratificante, porque minha mãe sempre trabalhou muito. Sempre foi um espelho para nós. Ela sempre criou dois filhos com muito esforço, então para nós é algo muito importante”, disse María de Deus, filha de Dona Calu.
“Ela vive para cuidar do meu irmão que teve um AVC , e mesmo assim encontra tempo para estudar e está muito interessada”, acrescentou María, que motiva e apoia a mãe no retorno aos estudos.
“Todos na minha família me apoiaram e me apoiam para estudar. Ninguém foi contra. Todos sorriram e até meu filho se inscreveu, mas não ouve bem e não terminou os estudos”, disse a avó Calorinda.
Imagem de Capa: Reprodução
A apresentadora brasileira Renata Capucci, de 52 anos, que passou por diversos telejornais da Rede…
Em 2021, Gemma Illingworth, de Manchester, EUA, foi diagnosticada com atrofia cortical posterior (ACP), com…
Na dia 8 de maio de 2025, após um conclave, o Vaticano anunciou o cardeal…
Um estudo inovador conduzido pelo Karolinska Institutet, na Suécia, e publicado na revista Nature Nanotechnology,…
Sentir ansiedade ocasionalmente é uma parte normal da vida, mas quando ela se torna constante…
Você sabia que sal e vinagre podem ser aliados poderosos na limpeza da casa? Muito…