Interessante

Especialista explica por que você NUNCA deve guardar sobras de comida em papel alumínio: “Pode ser fatal”

Se você há anos tem o hábito de embrulhar sobras de comida ou lanches em papel alumínio, você pode ter tido muita sorte – e talvez seja melhor reconsiderar essa atitude, segundo alertou especialistas.

A maneira como você armazena alimentos pode ser algo em que você não se preocupe muito, pois acredita que está fazendo certo. Se você comer a comida alguns dias depois e se sentir perfeitamente bem, o que poderia estar errado?

Desta forma, o cientista de alimentos do Aqualab em Chicago, Dr. Zachary Cartwright, explicou como não armazenar adequadamente suas sobras de alimentos pode ser um erro fatal.

Ele explicou que alimentos embrulhados em papel alumínio correm risco de infecção por bactérias perigosas por uma razão simples: eles não são hermeticamente fechados. Também argumentou que recipientes como Tupperware e sacos plásticos lacráveis são opções muito melhores e mais seguras.

Em declarações à Southern Living, ele disse: “A folha de alumínio sozinha não consegue criar uma vedação completamente hermética porque não é inerentemente adesiva e [ela] não se adapta perfeitamente às superfícies”.

Primrose Freestone, professora sênior de microbiologia clínica na Universidade de Leicester, observou que assim existe maior chance de crescimento de bactérias nos alimentos, tendo potencial para causar uma intoxicação alimentar grave, que pode levar a morte.

Além disso, ao não armazenar e reaquecer adequadamente, uma pessoa corre o risco de sofrer uma intoxicação alimentar com risco de ser fatal.

Em referência ao armazenamento em geladeiras e frezzer, ela disse ao MailOnline: “O frio apenas retarda o crescimento de patógenos como Staphylococcus ou Bacillus cereus. Somente o congelamento sólido impede o crescimento de bactérias causadoras de intoxicação alimentar.”

E embora você possa não achar tão importante armazenar alimentos adequadamente, a especialista destacou o quão rápido as bactérias podem afetar os alimentos. “As bactérias existem em todos os lugares do mundo, inclusive nas cozinhas – e nos alimentos que elas contêm. As bactérias que causam a deterioração dos alimentos podem crescer rapidamente com os nutrientes, a umidade e as temperaturas certos.”, disse.

“Alguns dobram de número em apenas 20 minutos. As sobras podem ser seguras para comer, desde que você tome as precauções certas. Mas se você tiver dúvidas ou achar que não irá comê-los em dois dias, armazená-los no congelador lhe dará mais flexibilidade do que armazená-los na geladeira.”, acrescentou.

Então talvez seja uma boa ideia pecar pela precaução e comprar mais alguns recipientes herméticos para guardar as sobras das refeições.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

A velhice tem vantagens que ninguém conta: parar de agradar todo mundo é uma delas

Muitas pessoas sofrem com a ideia de que um dia iremos envelhecer. Envelhecer costuma ser…

3 dias ago

Mexer no celular do parceiro sem permissão pode virar crime no Brasil — entenda o que diz a lei

A ideia de que “entre casal não existe privacidade” não encontra respaldo na legislação brasileira.…

3 dias ago

Esta série espanhola pode ser a ‘história de amor mais intensa do ano’ na TV

Em um cenário dominado por tramas aceleradas, reviravoltas forçadas e romances instantâneos, uma nova série…

3 dias ago

Depois de visto não pode ser desvisto: Quanto tempo demorou para você realmente conseguir ver?

Algumas imagens têm o poder de desafiar o nosso cérebro, brincar com a percepção e…

3 dias ago

Segundo previsões de Nostradamus, 2026 será marcado por quatro profecias arrepiantes, incluindo a morte de uma “grande celebridade”

Falecido há muitos séculos, o nome de Nostradamus ainda provoca arrepios sempre que uma previsão…

3 dias ago

Prepare-se: É isso o que você vai viver nestes últimos dias de 2025, de acordo com o seu signo

Os últimos dias de 2025 carregam uma energia intensa de encerramentos, revelações e recomeços. É…

3 dias ago