Em Goiás, as gêmeas siamesas, de 1 anos e 6 meses, passaram por uma cirurgia delicada de separação que começou no dia 10 e terminou no dia 11 de maio, com uma duração total de 19 horas.
Entretanto, uma delas, Kiraz, não resistiu e teve a morte confirmada pelo pai nesta segunda-feira (19). A irmã, Aruna, está em estado grave mas com evolução esperada para a fase atual do pós-operatório, de acordo com informações do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad).
Segundo o Hecad, Kiraz passou por uma série de exames para comprovar a morte encefálica da bebê, seguindo os diversos protocolos que confirmem a ausência das funções cerebrais. No perfil no Instagram das gêmeas, foi publicado um comovente post: “Descanse em paz, filha”, diz a publicação.
Aruna respira com a ajuda de aparelhos e medicamentos estão sendo utilizados para controlar a circulação sanguínea. A bebê está sendo acompanhada pela equipe multiprofissional da unidade, para garantir sua evolução clínica.
O médico responsável pela cirurgia, Zacharias Calil, chegou a considerar o procedimento de separação como muito complexo. Segundo o Hecad, o procedimento contou com a participação de 16 especialistas e com uma equipe multidisciplinar de 50 profissionais.
A preparação para a cirurgia começou há 6 meses, quando foi realizado o primeiro procedimento de pré-separação, onde as meninas receberam expansores de pele.
O especialista explica que as gêmeas eram unidas pelo osso ísquio e possuíam três pernas e compartilhavam a bacia, abdômen e tórax, além de diversos órgãos, sendo classificadas como esquiópagas triplas, um caso especialmente complexo.
Imagem de Capa: Kiraz e Aruna
É totalmente compreensível que pais sejam muito cautelosos ao compartilhar fotos de seus filhos nas…
Existe uma mudança silenciosa acontecendo no comportamento humano. Ela não aparece em manchetes nem explode…
Durante anos e anos, uma regra silenciosa foi repetida como se fosse lei: passou dos…
Antes de decidir se casar com alguém, existe uma pergunta simples que quase ninguém faz…
Você já parou para pensar como você ama? Não apenas quem você ama, mas de…
Recentemente, o governo do Peru tomou uma decisão que gerou uma forte reação nacional e…