Reflexão

Às vezes, a frieza é uma defesa de quem já foi bonzinho demais!

Costumamos julgar as pessoas, muitas vezes de maneira cruel e injusta, atentando-nos somente para o que vemos, mesmo que não as conhecemos o suficiente. Tiramos conclusões precipitadas, antecipando-nos à convivência com o outro, esquecendo-nos de dar tempo ao tempo, para que a verdade de fato se faça presente.

“A gente vai se transformando ao longo de cada dia (…)”

Todos nós passamos por muita coisa antes de chegarmos onde estamos, ou seja, o que somos carrega uma carga emocional e física imensa, que nos moldou e nos tornou o que vivemos no momento presente. A gente vai se transformando ao longo de cada dia, todos os dias, aprendendo a conviver com as bagagens boas e ruins, adequando-nos ao que a vida nos apresenta – e nem sempre ela é gentil.

Por essa razão, não podemos criticar as pessoas pelo seu jeito de ser, pois todas elas estão tentando sobreviver, enfrentando batalhas, dentro de si, que nem imaginamos. E, quando se trata das pessoas próximas de nós, que conhecemos de perto, será preciso prestar atenção aos sinais que seu comportamento nos envia a todo momento. Caso contrário, não conseguiremos responder aos pedidos, não nos ajustaremos às mudanças e assim perderemos quem não deveria se afastar.

“Infelizmente, a maioria de nós só percebe a frieza cansada do parceiro quando o abismo emocional já se encontra praticamente irreversível.”

Precisamos, sobretudo, entender o silêncio demorado de quem caminha conosco, lendo as entrelinhas daquilo que não mais retorna, percebendo a tristeza no fundo dos olhos, as mudanças mínimas que nos indicam que algo não vai bem. Infelizmente, a maioria de nós só percebe a frieza cansada do parceiro quando o abismo emocional já se encontra praticamente irreversível. Então já nada mais importará. Então será tarde demais.

Conviver requer prestar atenção, cuidar, regar, importar-se, mais do que oferecer presentes e conforto material. Buscar as conquistas de vida sempre deverá incluir também o enriquecimento afetivo, o aumento de nosso potencial humano, nossa capacidade de amar e de ser amado. Se nos esquecermos das relações humanas nesse caminho, sempre sairemos perdendo, pois as pessoas simplesmente se cansam de ser boazinhas e compreensivas além da conta, além do que o coração é capaz de suportar. As pessoas se cansam e fim.

Por: Prof. Marcel Camargo

Prof. Marcel Camargo

Graduado em Letras e Mestre em "História, Filosofia e Educação" pela Unicamp/SP, atua como Supervisor de Ensino e como Professor Universitário e de Educação Básica. É apaixonado por leituras, filmes, músicas, chocolate e pela família.

Recent Posts

Como ‘colocar limites com sua mãe’ SEM perder o amor dela: a verdade psicológica que pode salvar sua vida emocional

Colocar limites na relação com a própria mãe é um dos desafios emocionais mais complexos…

2 horas ago

Karma de quem nasce no dia 13: o verdadeiro significado espiritual dessa data

Quem nasce no dia 13 costuma carregar uma energia intensa, forte e transformadora. Na numerologia…

2 horas ago

Acorda no meio da noite com a boca seca? Isso pode ser um sinal do seu corpo pedindo ajuda

Você já acordou com o desconforto de estar com a boca extremamente seca? Esse sintoma,…

3 horas ago

Esse é o ‘alimento mais perigoso’ que você tem na sua cozinha – e você consome TODOS OS DIAS; afirma conselheiro

Muitas pessoas acreditam que os grandes vilões da cozinha são sempre os mesmos: doces, frituras,…

3 horas ago

O animal que você vê primeiro revela se as pessoas conseguem TE ENGANAR facilmente

Testes visuais ativam nossa mente, desafiam a percepção e, em muitos casos, revelam traços escondidos…

3 horas ago

Essa série da Netflix baseada em fatos reais vai te fazer chorar do começo ao fim

Algumas séries conseguem tocar a nossa alma em um nível profundo e “Em Recomeço” é…

3 horas ago