O WhatsApp está testando um recurso que promete acabar com o “print silencioso” dos Status.
De acordo com informações do site Android Authority, a versão 2.25.12.19 do WhatsApp Beta para Android inclui uma funcionalidade que detecta automaticamente quando alguém tira uma captura de tela de um Status — e pode até notificar o autor da publicação.
No entanto, o novo recurso ainda está em fase de testes. Mas já levanta debates sobre segurança, privacidade e o futuro da função de Status dentro do aplicativo.
A detecção acontece logo após o print ser realizado. Um aviso aparece informando que a captura de tela foi identificada. Porém, ainda não está claro se essa notificação será enviada ao dono do Status ou se ficará visível apenas para quem tirou o print.
Esse recurso está sendo desenvolvido com base nas novas APIs do Android 14, que agora permitem que os apps nativamente detectem screenshots — algo que, antes, exigia soluções próprias, como no Snapchat.
Os Status do WhatsApp funcionam como postagens temporárias que desaparecem após 24 horas. Portanto, a proposta é de compartilhar momentos do dia a dia de forma mais casual e privada.
Com a possibilidade de tirar prints de forma anônima, parte dessa privacidade se perde.
Ao alertar sobre capturas de tela, o WhatsApp reforça o caráter efêmero e seguro dos Status e pode desencorajar a disseminação não autorizada de conteúdos pessoais.
Ainda não há confirmação oficial se a notificação de print será enviada diretamente ao autor da postagem, como acontece em apps como Snapchat. O recurso pode ser ajustado para funcionar de maneira diferente, dependendo da configuração de privacidade de cada usuário.
Por enquanto, o alerta está visível apenas para quem realiza a captura de tela, mas tudo pode mudar nas próximas atualizações do WhatsApp Beta.
A funcionalidade ainda não foi liberada oficialmente nem mesmo para todos os testadores Beta. A Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, ainda não confirmou quando (ou se) a novidade chegará à versão estável do aplicativo.
Se for lançada, a ferramenta deve vir acompanhada de ajustes de privacidade e, possivelmente, configurações que permitam desativar ou personalizar os alertas.
Imagem de Capa: Canva
Uma mulher brasileira de 65 anos, identificada como Maria das Dores, está presa há seis…
Nas redes sociais, uma nova tendência vem chamando atenção. Diversos internautas afirmam que o Psyllium,…
A Netflix possui em seu catálogo uma série perfeita para quem ama um clima sombrio,…
Uma família ficou traumatizada depois de não apenas ocorrer a morte de uma mãe em…
Uma mulher com um "superpoder" raro que a tornou capaz de "cheirar" a doença do…
A roleta, com sua roda giratória e suas possibilidades infinitas, cativa jogadores há séculos. Desde…